Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Quais os motivos para o meu cão ladrar?

Ladrar é um comportamento normal em todos os cães, pois resume-se à sua forma de comunicação com o Mundo! Conheça os motivos pelos quais os cães o fazem aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Ladrar é uma das formas que os nossos cães têm para comunicar com o Mundo que os rodeia. São variados os motivos que conduzem a este comportamento, desde os de alerta, chamadas de atenção ou até brincadeiras. Conhecê-los ajuda-nos a entender melhor o nosso patudo.

Porque ladra o meu cão?

  • Aborrecimento: um cão que tem poucos estímulos para se entreter durante o dia (como brinquedos, contato com os tutores) pode ladrar na tentativa de se manter ocupado ou como forma de libertar a energia acumulada. Para evitar que o seu cão ladre por este motivo deve mantê-lo num local enriquecido com diferentes estímulos, como por exemplo, brinquedos que o estimulem cognitivamente, como o Kong, que permite colocar snacks ou receitas no seu interior. Deve ir alternando os brinquedos ao longo do tempo, para que ele não se farte. Manter o rádio ou a TV ligados é também uma boa estratégia. Os passeios diários devem ter duração mínima de 20 minutos e serem frequentes (2 a 3 vezes por dia). Além disso, maximizar o contato com o tutor, reservando algum tempo para várias brincadeiras diárias.
  • Sinal de aviso/alerta: é natural que o cão ladre quando estiver um estranho a passar perto da porta da rua ou quando alguém tocar à campainha. É uma forma do cão proteger o seu território e pode ser bastante útil para a sua família saber quando alguém estranho se aproxima.
  • Comunicação com outros cães: é muito comum, em locais onde existem várias habitações com cães, começarem todos a ladrar quando um deles toma essa iniciativa.
  • Alterações cognitivas: em cães seniores pode ocorrer a Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina. Esta síndrome caracteriza-se por várias alterações comportamentais no cão como ladrar excessivo, alterações nos padrões de sono, perda de memória e aprendizagem, assim como alterações nas interações sociais dos cães. Assemelha-se à doença de Alzheimer nos humanos.
  • Brincadeira e excitação: alguns cães ladram quando percebem que vão passear ou quando estão a brincar como os seus tutores. Esta é uma forma de expressarem a sua alegria perante uma situação que lhes agrada.
  • Captar a atenção do tutor: é um tipo de ladrar muito comum e que foi aprendido, uma vez que quando utilizam esta técnica para pedir comida, mimo ou atenção, geralmente obtêm alguma resposta do tutor.
  • Ansiedade, medos e fobias: para alguns cães o ladrar pode ajudar a suportarem melhor situações menos agradáveis e de stress, sendo muitas vezes acompanhado de outras formas de vocalização como rosnar, ganir e uivar.

Todos as raças de cães ladram da mesma forma?

Existem algumas raças que podem ter mais ou menos predisposição para ladrar, no entanto há que ter sempre em consideração as especificidades individuais de cada cão. O Basenji, Bulldog Inglês e o Pug têm tendência a ladrar menos. Já o Chihuahua, Beagle e o Husky são raças com maior tendência a ladrar.

Encontre aqui ração personalizada para Beagle.

Embora o ladrar seja um comportamento considerado normal nos nossos amigos de quatro patos, quando ocorre de forma exagerada ou desadequada deverá tentar perceber-se qual a causa recorrendo à ajuda de profissionais de Comportamento Animal, treinadores e Médicos Veterinários.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta