Como educar o meu cão a não puxar a trela

Treino

Passear com o patudo é uma atividade divertida e essencial para promover a ligação entre o tutor e o seu animal. É importante que os cachorros sejam ensinados a passearem com trela desde cedo, para que a sua adaptação e treino sejam mais fáceis.

cão

O que fazer?

  • Escolher uma recompensa

Qualquer treino deve ser acompanhado de reforço positivo: está mais do que comprovado cientificamente que é a melhor forma dos nossos patudos aprenderem novos comandos. Por isso, escolha uma recompensa que o deixe feliz! Cada tutor sabe qual a melhor recompensa para o seu cachorro que pode ir desde um snack ao seu brinquedo favorito.

  • Definir qual a coleira / peitoral

Para cães que têm tendência para puxar a trela, o melhor será optar por uma coleira para a cabeça. O princípio por detrás do uso deste tipo de coleiras é controlar o movimento do corpo do cachorro através do controlo da sua cabeça. A maior parte dos patudos adaptam-se bem a estas coleiras com reforços positivos e pequenas sessões de treino.

Para cães que não se adaptam à coleira de cabeça ou que praticam exercício físico com o teu tutor, o melhor será optar por um peitoral, para que não fiquem impedidos de arfar (risco de golpe de calor). Deve ser escolhido um peitoral à medida do peito e do pescoço do seu patudo. O peitoral permite que os tutores controlem melhor os movimentos do cão durante o passeio.

As coleiras estranguladoras estão totalmente desaconselhadas porque, por um lado só devem ser utilizadas por treinadores com formação específica e, por outro lado, promovem compressão da traqueia e tosse, sem que sejam eficazes a controlar o movimento do cão.

  • Escolher uma trela

Relativamente a trelas, é importante evitar trelas retrateis, uma vez que, apesar de funcionarem muito bem em cães treinados, promovem o mau comportamento em cães não treinados devido à grande liberdade de movimento.

  • Praticar

Depois de ter escolhido a recompensa, peitoral/coleira de cabeça e trela, está na altura de colocar mãos à obra! É essencial estabelecer regras e pratica-las desde os primeiros passeios. Sempre que o seu patudo realize o comportamento desejado, não se esqueça de o recompensar.

Ficam aqui algumas regras que devem ser seguidas rigorosamente:

– Sempre que o seu cachorro esteja a puxar a trela, deve parar o passeio até que ele se acalme; pode redirecionar a atenção dele para si, pedindo para executar um comando (senta, por exemplo); a ideia é que ele perceba que se puxar, não passeia;

– Não deixar que o seu patudo o ultrapasse, este deve caminhar sempre ao seu lado;

– Vá alternando a direção do passeio para que o seu patudo entenda que está a ser guiado por si, e não o contrário.

Seja persistente e reforce o bom comportamento do seu companheiro. Bons passeios!

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar