Saiba tudo sobre o Beagle

Lifestyle

A raça beagle assume-se, nos dias de hoje, como uma das preferidas dos portugueses. Mas será que sabe tudo acerca da raça? Vamos descobrir!

Aparência 

É uma raça de porte médio, de aparência musculada e com orelhas longas pendulares. Tem pelagem lisa e forte e os olhos costumam ser acastanhados. Normalmente as suas cores são o castanho, branco e alguns tons mais escuros como preto. É mesocefálico, tem uma cabeça média e uma boa proporção entre a componente nasal e boca e o crânio em si. O peso em adulto das fêmeas ronda os 8Kg a 14Kg e dos machos de 10 a 16Kg. A altura deles costuma ser entre 33 a 40 cm.

 

Personalidade

  • Muito dóceis, inteligentes e protetores, tornam-se uma excelente companhia para toda a família, especialmente para os bebés ou jovens.
  • Têm uma energia que não acaba por isso é difícil cansá-los.
  • São sociáveis e tendem a gostar muito da companhia humana e de outros cães.
  • Curiosos e comunicativos, conseguem descobrir mil e uma brincadeiras novas.
  • Mas atenção, podem ser bem teimosos e persistentes quando algo não está do seu agrado sendo necessário dedicar algumas horas ao treino!
  • agilidade e olfato são os mais apreciados e motivos de uso durante muitos anos na caça.
  • temperamento meigo fora do vulgar, a sua capacidade de adaptação e morfofisologia  fazem com que sejam ainda vastamente usados em ensaios clínicos pela comunidade científica.

 

Origem da raça Beagle

Originários do Reino Unido, pensa-se que já existiam há cerca de 2000 anos embora o padrão da raça moderna date de 1830. Descendem de “hounds” que eram usados na caça em países da europa como Reino Unido, País de Gales e França. O termo “beagle” vem do francês e significa boca aberta, pensa-se que se deva ao seu típico ladrar.

 

Saúde e Alimentação

São uns excelentes comilões e, se não tivermos cuidado extremo na quantidade de ração dada e o exercício físico realizado, facilmente acabam por comer demais e sofrer de obesidade.

Algumas patologias têm sido frequentemente encontradas nos Beagle:

  • Otites: fruto das suas fofas orelhas pendulares que não deixam o canal auditivo arejar
  • Hérnias discais
  • Meningites
  • Adenoma das glândulas perianais
  • Protrusão da 3ª pálpebra (“cherry eye”)
  • Patologias endócrinas como hiperadrenocorticismo e hipertiroidismo
  • Epilepsia

Assim sendo, torna-se muito importante a limpeza com frequência dos ouvidos, vigiar sempre a locomoção e evitar que subam e desçam de alturas altas como o sofá e avisar o médico veterinário habitual caso note aumento na ingestão de água e na produção de urina ou episódios em que perde a consciência e cai no chão.

 

Envelhecimento

Como uma raça de porte médio, a esperança média de vida deles ronda os 15 anos, como tal entram na fase sénior nos 8 anos de idade. É nesta fase que se devem redobrar os cuidados com algumas situações de saúde que podem surgir como as patologias endócrinas, as hérnias discais, a epilepsia, a disfunção congnitiva, entre outros. É muito importante nesta fase fornecer uma boa ração senior que ajude na função articular e óssea, no sistema nervoso e na proteção de órgãos como o fígado e rins.

 

Criação

Como quase todas as raças, a criação de Beagles é sempre um desafio. Embora não seja muito propícia a necessitar de cesariana, deve sempre escolher-se um pai relativamente semelhante à mãe, para evitar problemas no parto. Na gestação devem ser efetuadas duas ecografias uma por volta dos 28 dias de gestação e outra mais perto do final para ver a vitalidade e formação dos bebés. Para ter a certeza do número o meio mais preciso é a radiografia digital e é importante para saber quantos vão nascer. Deve-se deixar um local confortável para a mãe ter os seus bebés e, regra geral, o parto decorre sem preocupações sendo o papel principal da mãe no rebentar as bolsas amnióticas, lavar os bebés e coloca-los a mamar. Um dos principais problemas destes meninos que começa em bebé são as otites: é importante fazer uma boa limpeza dos ouvidos e realizar um protocolo de desparasitação interna adequado.

 

Se está a pensar ter um beagle, estude bem estas características e veja se é a raça que melhor se adapta a si e às condições que tem para lhe oferecer!

 

Joana Silva

Médica Veterinária

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar