Ehrlichia canis: o que é?

Saúde

A Ehrlichia canis é uma bactéria que utiliza um tipo específico de carraças como vetor, vulgarmente conhecidas como carraças castanhas do cão. Já dentro do cão, vai infetar os glóbulos brancos.

Como é transmitida ao cão?

A sua transmissão ocorre quando a carraça infetada pica o cão, durante o seu processo de alimentação. Os cães infetados funcionam como hospedeiros (“reservatórios da doença”), sendo as carraças infetadas quando se alimentam de cães contaminados.

 

Quais são os sinais clínicos de um cão infetado?

Numa fase inicial da infeção, os sinais são inespecíficos: febre, perda de apetite, letargia, entre outros. A seguir, o cão passa por uma fase sem quaisquer sinais clínicos (pode durar meses ou mesmo anos) e pode conseguir eliminar a doença ou passar para uma fase crónica, sendo que nesta pode apresentar hemorragias, problemas neurológicos, edemas dos membros, problemas oculares, etc.

 

Quando devo levar o meu cão ao veterinário?

Sempre que este exiba alguns dos sinais descritos em cima ou outro comportamento não considerado normal, a ida ao veterinário é sempre importante. Se viu no seu cão carraças recentemente, é importante que informe o médico veterinário, uma vez que pode ajudar a direcionar o diagnóstico.

Como se diagnostica?

O diangóstico pode ser feito através de várias técnicas, uma das mais utilizadas é através da deteção de anticorpos contra a Ehrlichia canis numa amostra de soro sanguíneo. Outra técnica que também pode ser utilizada consiste na visualização do agente através da realização de um esfregaço sanguíneo.

 

Existe tratamento?

Sim. Este é feito, geralmente, com recurso a antibióticos e requer um longo período de tratamento. Mas, mais importante do que o tratamento, é a sua prevenção.

 

Como é feita a prevenção?

A melhor forma de prevenção é feita através da utilização de desparasitantes externos, particularmente os que têm ação contra carraças. Devem ser utilizados todo o ano, mas com particular foco para as estações mais quentes. (veja aqui artigo sobre desparasitantes externos).

 

É considerada uma zoonose?

Uma zoonose é uma doença que pode ser transmitida tanto ao humano como ao cão.
Veja aqui artigo sobre zoonoses.

Apesar do cão infetado com Ehrlichia não poder transmitir a doença diretamente ao homem, serve de reservatório para que outras carraças se possam infetar e transmitir a doença.

 

Inês Millet Barros

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar