• Home
  • SobreChevron Icon
    • Testemunhos
    • Veterinário
    • Alimentação
  • Blog
  • Comunidade
  • Simular
BlogSaúde

Pipetas e coleiras desparasitantes: Descubra as diferenças

Saúde

Quando o assunto é a desparasitação externa, costumam colocar-me a mesma questão sobre a diferença entre pipetas e coleiras desparasitantes.

A verdade é que ambas, pipetas e coleiras, e também os comprimidos ectoparasiticidas, servem o mesmo propósito, ou seja, fazer um controlo efetivo contra a infestação de parasitas. Isto é fundamental para a saúde dos nossos patudos.

O que são e como atuam as pipetas e coleiras desparasitantes?

 

 

Independente do formato do produto que escolher, deve saber que ambas as pipetas e coleiras desparasitantes, conferem proteção contra pulgas e carraças.

No entanto, dependendo do tipo de princípio ativo incluído em cada marca existente no mercado, podem inclusivamente ter um nível de proteção contra outro tipo de parasitas como ácaros, insetos, parasitas internos, etc.

Outra questão bastante frequente é a validade de cada um destes produtos.
Neste caso a duração, depende do tipo de desparasitante que estiver a administrar ao seu patudo.

 

Resumidamente:

  • Os comprimidos têm uma duração que vai de 1 a 3 meses;
  • A coleira pode ter uma duração que varia entre 4 a 8 meses;
  • A pipeta deve ser substituída mensalmente.

 

Qual o melhor desparasitante para o meu patudo?

 

A escolha da forma como vai fazer a desparasitação do seu amigo de 4 patas varia de acordo com uma série de fatores, como por exemplo o meio onde o seu patudo brinca, se vive no campo ou na cidade, etc.

Assim sendo, fiz uma lista dos produtos desparasitantes que pode encontrar no mercado e qual a sua finalidade.

 

Coleiras desparasitantes:

 

Scalibor® A principal proteção é contra mosquitos, incluindo o transmissor da leishmaniose, e carraças. Tem uma duração de 4 meses contra pulgas e de 6 meses contra os restantes parasitas;

 

Seresto® A principal proteção é contra pulgas e carraças (funcionando mesmo como repelente contra estas últimas) e atua durante um período que pode ir até 8 meses. Previne também a picada do mosquito transmissor da Leishmaniose.

 

Pipetas desparasitantes:

 

Advantix® Repele mosquitos, elimina pulgas e carraças;

 

Frontline Combo® – protege contra pulgas, carraças e piolhos. Elimina ovos e larvas de pulga do meio ambiente;

 

Advocate® – elimina pulgas e piolhos. Ajuda no tratamento de sarna sarcótica e sarna demodécica. Protege contra alguns parasitas internos, incluindo o parasita causador da dirofilariose;

 

Stronghold® – elimina pulgas, piolhos, ajuda no tratamento de sarna sarcótica e protege contra alguns parasitas intestinais;

 

Activyl Plus® – elimina pulgas e carraças, repele mosquitos.

 

Neste formato, a forma como deve ser feita a aplicação pode também levantar dúvidas e como tal eu explico o processo:

A pipeta deve ser colocado na zona do dorso do patudo, entre as escápulas, em vários pontos, devendo o pêlo ser afastado para que o produto entre em contacto direto com a pele, pois é esta o condutor para que se espalhe por todo o corpo.

Precisamente por ser a pele que espalha o produto por todo o patudo, aconselha-se que não seja dado banho alguns dias antes e alguns dias depois da aplicação da pipeta.

 

Comprimidos ectoparasiticidas:

 

Embora não me tenha focado muito nos comprimidos desparasitantes, estes têm vindo a ser reportados como tendo uma eficácia superior em relação a outros métodos, principalmente no combate às pulgas.

 

Bravecto® – Promove uma ação contra pulgas e carraças, com uma duração de três meses. Algumas pesquisas recentes indicam inclusivamente que constitui uma boa opção no tratamento da sarna demodécica.

 

Nexgard® – Promove uma ação contra pulgas e carraças, com uma duração de um mês.

 

 

Pipetas e coleiras desparasitantes – vantagens e desvantagens

 

Ao longo deste artigo fui falando de algumas características dos vários tipos de desparasitação e como tal será mais fácil perceber qual o produto que deve administrar ao seu patudo.

Em relação à durabilidade, sem dúvida que as coleiras se sobrepõem às pipetas, no entanto as pipetas possibilitam uma maior distribuição do produto pelo corpo e de forma mais uniforme e assim podem ser mais eficazes no combate aos parasitas externos.

Além de uma eficácia maior, também são mais seguras em comparação às coleiras, pois não estão expostas e assim não há o risco de entrarem em contacto com as pessoas.

 

Para garantir eficácia

 

Há outros comportamentos que podem ajudar na prevenção ou no descobrimento de parasitas indesejados rapidamente.

Escove o seu patudo regularmente e dê-lhe banhos ajustado à frequência com a raça dele os deve tomar.

Assim além de desparasitados e perfumado, estará ainda sempre cheio de estilo.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter Icon

Aprenda mais sobre o seu cão

A Barkyn entrega ração adaptada e acompanhamento constante de um veterinário dedicado. Simule para si!

plans

Formuladas por veterinários, as rações Barkyn são feitas com carne ou peixe fresco e têm condroprotetores para tornar o seu cão mais forte. Aprovado por mais de 50 000 cães.

Barkyn

Sobre

  • Home
  • Testemunhos
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Blog
  • Comunidade
  • Simular

Siga-nos