Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão está a perder peso – e agora?

Nota que o seu cão está a perder peso mas não sabe a razão? Veja mais sobre o assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O peso dos cães é avaliado com frequência, não só pelos Médicos Veterinários, como pelos tutores. É um dos parâmetros que permite perceber se existe algum problema a nível de saúde ou bem-estar e deve ser valorizado! Nesse sentido, é aconselhável que todos os patudos sejam pesados com regularidade.

Considera-se patológica uma perda de 10% de peso face ao peso habitual do patudo. Pelo que, nos casos em que existe perda de peso não intencional, devem considerar-se vários fatores.

Dose diária de ração recomendada

Todas as rações indicam no seu rótulo a dose diária que é recomendada para cada cão. Essa dose varia mediante a idade, peso, percentagem de gordura corporal, nível de atividade física e o metabolismo individual de cada patudo. Assim, deverá ser respeitada e dividida pelo número de refeições diárias, de forma a garantir-se a ingestão adequada de nutrientes e de energia.

Qualidade da ração

Existem no mercado diversas qualidades de alimentos disponíveis para os cães! Contudo, torna-se fundamental saber identificar e escolher quais as rações de melhor qualidade e as indicadas para cada caso. Uma alimentação adequada além de permitir a manutenção do peso, ajuda na prevenção de inúmeros problemas de saúde.

Doenças associadas

Muitas patologias são responsáveis pela perda de peso (como por exemplo tumores, doenças da cavidade oral, patologias metabólicas, entre outros). Em muitos animais, os sintomas passam completamente despercebidos e o primeiro sinal evidente é mesmo a perda de peso, associada ou não a perda de apetite!

O que deve fazer se o seu cão está a perder peso?

Se o seu melhor amigo de 4 patas perdeu peso, deverá consultar o seu Médico Veterinário habitual. Será ele o profissional indicado para ajudar a perceber qual a origem do problema e aconselhá-lo da melhor forma!

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta