• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogSaúde

Cio nas cadelas: tudo sobre o assunto

Neste artigo vamos abordar tudo sobre o cio das cadelas: o que é, quando surge e como se manifesta. Continua a ler para saber mais.

Daniela Leal

Daniela Leal

Veterinária
4 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

O que é o cio?

O cio nas cadelas é uma fase do seu ciclo sexual, caraterizada pela presença de corrimento vaginal sanguinolento. É nessa altura que as patudas se preparam para ovular e entrar no período fértil, havendo possibilidade de engravidar.

As cadelas são uma espécie não sazonal, pelo que têm o seu ciclo reprodutivo, em média, cada 6 meses.

Primeiro cio na cadela

As cadelas começam a ter o cio entre os 6 e os 24 meses de idade, ou seja, ainda enquanto cachorras, sendo as cadelas de raça pequena mais precoces do que as de raça grande.

As cadelas têm depois o cio durante toda a sua vida, mesmo quando chegam a idade sénior.


Tens questões sobre a nutrição ou a saúde do teu animal? ¡Aconselha-te agora gratuitamente com um veterinário!


Quanto tempo dura o cio de uma cadela? 

O ciclo reprodutivo das cadelas é composto pelo pro-estro, estro, diestro (ou gravidez, se ocorrer fecundação) e anestro.

O cio propriamente dito corresponde às fases do pro-estro e estro, que duram em média, 3 semanas.

  • Pro-estro: dura cerca de 9 dias. A vulva da cadela apresenta um corrimento sanguinolento. Nesta fase o macho interessa-se pela fêmea, mas o oposto não acontece.
  • Estro: tem igualmente a duração média de 9 dias e ainda pode haver a presença de corrimento sanguinolento. A fêmea já aceita o macho. Ocorre a ovulação e há possibilidade da patuda engravidar se ocorrer monta natural ou inseminação artificial.
  • Diestro: segue-se ao estro, caso não ocorra fecundação e gravidez. A cadela não se interessa pelos machos, nem eles por ela. É um momento que exige a atenção do tutor, porque pode surgir gravidez psicológica ou infeções uterinas (piómetras).
  • Anestro: período de repouso hormonal que surge entre cada ciclo e dura aproximadamente 4 a 6 meses.

“Sintomas” do cio nas cadelas

O sintoma mais evidente é o corrimento sanguinolento que é visível na vulva, mas algumas patudas passam esta fase sem qualquer tipo de alteração.

Ainda assim, as cadelas podem comer menos por dia, ficarem menos ativas e carentes, procurando maior atenção por parte do tutor.

Como saber se a minha cadela está no cio?

Os tutores conseguem facilmente perceber se a cadela está em cio quando notam “pinguinhas” de sangue pela casa. Para além disso, é normal aperceberem-se que a patuda passa mais tempo a lamber a vulva – muitas vezes é este o “sinal de alarme” que indica que a época do cio chegou.

Em cadelas inteiras (que não são castradas), o dono pode sempre esperar que, a cada 6 meses, a cadela volte a entrar em cio.

Qual a melhor altura para engravidar?

Das fases do ciclo reprodutivo é no estro que a cadela se encontra fértil. A melhor altura para engravidar pode ser prevista com a ajuda do Médico Veterinário, através da realização de citologias vaginais e doseamento de progesterona sanguínea.

São necessários cuidados especiais durante a época do cio?

Caso as fêmeas convivam com machos não castrados, é necessária alguma atenção durante esta altura. Convém mantê-los separados no início do cio (pro-estro), porque o macho vai tentar montar a fêmea, embora ela não aceite. Na fase seguinte, no estro, o cuidado deve manter-se caso não se deseje uma gravidez.

Após o cio, durante o diestro, a ocorrência de piómetras (infeções uterinas) aumenta significativamente. Especial atenção para os principais sinais clínicos: perdas de apetite, apatias e aumentos no consumo de água e quantidade de urina produzida.

Que soluções existem para que as cadelas não ciclem?

A melhor solução é a realização de esterilização (castração) das fêmeas, que consiste na remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Uma vez castradas, as fêmeas deixam de ter o cio. Para além de prevenção de cio, a esterilização previne igualmente o aparecimento de tumores mamários.

Existem outras opções, menos aconselhadas, para interrupção do cio. Consistem na toma de “pílula para cadelas”. Esta medicação é hormonal e está demonstrado estar associada ao aumento significativo da incidência de cancro de mama.

Daniela Leal
Médica Veterinária 

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja