Como programar a reprodução da minha cadela?

Saúde

A cadela é monoéstrica, isto significa que só tem uma ovulação de cada vez. Sendo que o cio ocorre duas vezes ao ano.

cão

Como é o ciclo reprodutivo da cadela?

Podemos dividir o ciclo reprodutivo da cadela em 4 fases:

  • Proestro : em média cerca de 9 dias ( variando 3 a 17 dias) – no qual os machos são atraídos mas a fêmea ainda não o aceita
  • Estro: em média 9 dias ( variando entre 3 a 21 dias)– altura em que ocorre ovulação e aceitação do macho por parte da cadela
  • Metaestro: período gestação, parto e lactação, cerca de 2 meses
  • Anestro: período de repouso sexual com duração variável

O que é o cio? Quando aparece o primeiro cio?

Período caraterizado por edema vulvar, corrimento sanguinolento e receptividade ao macho, geralmente com uma duração de 15 a 18 dias – inclui as fases de proestro e estro.

O primeiro cio ocorre entre os 6 e os 18 meses, pode variar de acordo com o porte da cadela. O primeiro cio pode ser “silencioso”, ou seja como se manifesta de forma ligeira passa despercebido aos tutores.

Quantas vezes por ano a minha cadela entra em cio?

Duas vezes por ano, normalmente as cadelas tem cios com intervalos de 6 meses.

Gostaria que minha cadela fosse mãe, devo ir ao veterinário antes?

Sim, deverá consultar um médico veterinário para garantir que está em boas condições de saúde. Para assegurar uma gestação saudável deverá ter em dia as vacinas e desparasitações. Além de poder esclarecer possíveis dúvidas com seu médico veterinário, este pode ainda ajudar num planeamento de gestação mais cuidado e rigoroso.

A idade da cadela é um factor que devo ter em consideração?

Sim, é um factor importante. Relativamente a cadelas jovens não é aconselhável cruzar nos 2 primeiros cios. Animais com mais de 5 anos requerem mais cuidados gestacionais pelo que é desaconselhado serem mães pela primeira vez essa idade.

Entre gestações pelo menos um cio de descanso é o recomendado.

Qual a melhor altura para acasalar?

É variável, geralmente o indicado é entre o 8º e 15º dia em animais de porte pequeno, enquanto que nas raças de porte grande entre 11º e 15º dia. Neste período ocorre uma diminuição do sangramento e as fêmeas estão receptivas ao macho.

Como posso ter a certeza do período fértil da minha cadela?

Por vezes é importante saber a janela fértil para aumentar e chances de gestação, particularmente importante no caso de inseminação artificial.

Nestes casos deverá consultar um médico veterinário que irá realizar citologias do corrimento vaginal a partir do 5º dia e doseamento da progesterona de forma a determinar o dia de ovulação aumentando a probabilidade de gestação.

Quantas vezes devem acasalar?

A partir do momento que há aceitação do macho por parte da fêmea deve-se deixa-los cruzar a cada 2 dias. Na maioria das vezes um acasalamento não é suficiente para engravidar. A cópula tem uma duração de cerca de 20-30 minutos. 

A minha cadela irá “entrar “no período de menopausa?

Não, ao contrário das mulheres as cadelas não apresentam menopausa. Com o avançar da idade podem apresentar cios mais curtos e ligeiros, assim como o aumento do período inter-éstrico.

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar