Tempo de gestação e parto em cadelas

Saúde

As cadelas têm o cio em média de 7 em 7 meses, e é nessa altura que entram no período fértil.

As cadelas podem engravidar em qualquer altura do ano?

As cadelas têm o cio em média de 7 em 7 meses, e é nessa altura que entram no período fértil. O período fértil dura cerca de 9 dias e é essa a altura ótima para engravidar. Fora das alturas do cio as cadelas não ovulam e, portanto, não têm a capacidade de ficar gestantes.

 

Opções para que a cadela fique gestante

Através de inseminação artificial ou monta natural. A realização de citologias vaginais na altura do cio permite determinar a altura ótima para engravidar.

 

Diagnóstico de gestação

É feito através de ecografia aos 23 dias de gestação ou através de radiografia a partir dos 41 dias de gestação. É importante o acompanhamento veterinário durante toda a gravidez para garantir a viabilidade dos fetos e a saúde da progenitora.

 

Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela?

A gestação das cadelas dura cerca de 57-61 dias (aproximadamente 2 meses).

 

Cuidados durante a gravidez da cadela

Durante a gravidez deve-se evitar medicar a cadela gestante com certos fármacos, como corticosteróides e certas famílias de antibióticos.  A desparasitação interna pode e deve ser feita durante a gestação. A alimentação deve ser alterada.

 

Alimentação da cadela gestante e lactante

Quando a cadela engravida, convém fazer a transição da ração de adulto para ração de júnior/mães e crias. Estão disponíveis no mercado rações próprias para cadelas gestantes/lactantes. Quando os cachorros nascem a mãe deve continuar a ser alimentada com ração adaptada, podendo essa mesma ração fornecida aos cachorros quando estes começarem a comer comida seca (após o desmame).

 

A chegada do parto…

A medição dos níveis de progesterona sanguínea nos dias próximos ao parto ajuda a prever a altura em que os cachorros vão nascer.

O parto divide-se em 3 fases:

  • Primeira fase: Alterações comportamentais. A fase dura entre 6 a 12 horas, podendo atingir as 36 horas.
  • Segunda fase: Contrações e expulsão dos fetos. A fase dura cerca de 10 a 60 minutos por cachorro, podendo haver um intervalo de nascimento entre cachorros de até 2 horas. Os cachorros podem nascer com uma apresentação anterior (mais frequente) ou com uma apresentação posterior.
  • Terceira fase: Expulsão das placentas.

 

Quando considerar ajuda veterinária durante o parto?

Está recomendada ajuda veterinária se existirem um ou mais dos seguintes sinais de distócia:

  • Entre 30 minutos a 2 horas com contrações sem expulsão dos fetos;
  • Intervalo entre expulsão dos cachorros superior a 4 horas;
  • Cachorros “presos” na saída do canal pélvico.

 

Em média, quantos cachorros nascem por ninhada?

A fecundidade (número de cachorros por ninhada) depende de vários fatores, entre eles a idade e a raça dos progenitores. Cadelas que engravidam no primeiro cio normalmente têm menos cachorros por ninhada. O maior número de cachorros por ninhada normalmente ocorre na gestação referente ao 3º/4º cio (3 anos de idade).

Em média podem nascer entre 4-9 cachorros por ninhada.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar