Menu Icon
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogSaúde

Quantas ninhadas uma cadela pode ter por ano?

O ciclo reprodutivo das cadelas ocorre a cada 6 meses. Assim, seria de esperar que uma cadela tivesse duas ninhadas por ano. Mas será mesmo assim? Veja a resposta aqui.

3 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

As cadelas são animais monoéstricos, ou seja, apresentam apenas um ciclo éstrico por época reprodutiva. O número de épocas reprodutivas depende sobretudo da raça, sendo, em média, 2 por ano.

O que é o ciclo éstrico?

Designamos por ciclo éstrico o período reprodutivo de cada cadela. É composto por quatro fases, nas quais existe oscilação hormonal e ocorrem vários processos que preparam o útero e a cadela para uma possível gravidez. Caso a gravidez não ocorra num ciclo, a cadela só poderá ficar gestante no ciclo seguinte. Em média, uma cadela cicla cada 6 meses, ou seja, faz “cio” duas vezes ao ano. Em cada “cio” ocorre uma ovulação, permitindo que fiquem gestantes caso ocorra cópula com um macho. Desta forma, em média, uma cadela tem dois períodos reprodutivos anuais, podendo gerar duas ninhadas por ano.

Quais as fases do ciclo éstrico e a sua duração?

  • Pro-estro: fase inicial em que o macho se sente atraído pela fêmea, mas não é correspondido. Tem uma duração média de 9 dias.
  • Estro: período em que ocorre a ovulação e a fêmea está recetiva para o macho. É nesta fase que, caso haja cópula, o espermatozoide é capaz de fecundar o óvulo e gerar um embrião. A ovulação ocorre apenas uma vez em cada ciclo reprodutivo, por isso as cadelas têm oportunidade de engravidar só durante uma curta janela temporal. O “cio” que os tutores descrevem como período de corrimento vaginal sanguinolento é exatamente o estro! Pode durar, em média, 9 dias.
  • Diestro: período que se segue ao estro e que dura 2 meses. Caso haja fecundação do óvulo, é durante este tempo que ocorre a gravidez.
  • Anestro: fase de repouso e inatividade sexual. O útero, ovários e o organismo das cadelas estão a preparar-se para o novo período reprodutivo que ocorre, aproximadamente, 4 meses mais tarde.

Existe algum problema se a cadela ficar grávida em todos os ciclos reprodutivos?

Como referido anteriormente, a cadela está preparada fisiologicamente para ter, em média, duas ninhadas por ano. Contudo, isso não é de todo aconselhado! É preciso dar tempo ao seu sistema reprodutivo e organismo para “descansar” entre ninhadas. O indicado é que cada cadela repouse um ciclo éstrico entre ninhadas, ou seja, ter um “cio” de intervalo entre cada reprodução. Além disso, existem fatores que devem ser respeitados para que tudo corra bem, como iniciar a sua vida reprodutiva após o 3º cio (aproximadamente aos 2 anos de idade) e terminá-la até aos 5 anos.

Estes cuidados tornam-se fundamentais se queremos evitar situações futuras que possam por em risco a saúde, não só da cadela, mas também das suas ninhadas. Ao respeitarmos o ciclo reprodutivo das patudas conseguimos evitar doenças como piómetras, mastites/mamites e tumores de mama e/ou ováricos. As gravidezes são também mais seguras se as cadelas tiverem tempo para se “preparar”!

Quero que a minha cadela engravide, devo consultar um Médico Veterinário?

Siiim! Se quer que a sua cadela tenha filhotes é de extrema importância que seja avaliada previamente em consulta Médico-Veterinária. Poderá mesmo haver necessidade de planear a sua gravidez através de exames complementares de diagnóstico!

Ana Matias

Médica Veterinária

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja