A minha cadela está grávida – que ração deve comer?

Alimentação

A gestação é um período metabolicamente muito exigente, é essencial uma boa alimentação para garantir um mamã e filhotes saudáveis.

Qual o tempo de gestação de uma cadela?

O tempo de gestação de uma cadela é de 63 dias (variação ± 7 dias).

 

 

O apetite e as necessidades nutricionais variam ao longo da gestação?

Sim, à medida que os fetos vão se desenvolvendo as carências nutricionais são diferentes e consequentemente o apetite da mamã também varia.  A nível nutricional podemos dividir em 3 fases a gestação da cadela:

 

  • Primeira fase – primeiras semanas: geralmente há uma diminuição do apetite podendo apresentar náuseas e vómitos;

 

  • Segunda fase – semanas seguintes: há um aumento das necessidades energéticas, é necessário uma maior ingestão de proteína e hidratos de carbono. Podemos manter a ração habitual (caso seja de boa qualidade) mas aumentar em 20% a quantidade de ração diária fornecida.

 

  • Terceira fase – últimas 3-4 semanas: nesta fase final as necessidades nutricionais são maiores, cerca de 25-30% que o normal. A cadela deve mudar a alimentação para uma ração starter ou júnior, a quantidade varia de acordo com recomendado nas diferentes rações. É aconselhável realizar várias e pequenas refeições ao longo do dia, uma vez que há uma diminuição do espaço gástrico por compressão dos fetos.

 

Porque é que a minha cadela deve fazer uma ração júnior durante a gestação?

A ração dos cachorros é mais energética e rica em certos minerais como por exemplo o cálcio, que é essencial para a formação do esqueletos dos fetos. Além disso geralmente são alimentos de com uma maior digestibilidade o que é uma vantagens acrescida.

 

Filipa Calejo

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar