Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Devo levar o meu cão ao veterinário com que regularidade?

Apesar de sabermos que 1 a 2 visitas por ano ao veterinário é o mínimo exigido para que mantenham o protocolo vacinal e de desparasitação regularizado, alguns cães necessitam de ser vistos com maior frequência.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Existem vários fatores que fazem com que tenha de levar o seu cão com maior regularidade à consulta.

Que fatores são esses?

  • Idade:

Cachorros e cães sénior carecem de um maior número de visitas. Os primeiros devido à primovacinação e restantes procedimentos necessários nesta fase e os segundos para check-ups de saúde regulares e/ou para monitorização de doenças crónicas que se começam a manifestar com a idade.

Cães que se encontrem em regimes de perda de peso beneficiam de mais visitas  à clínica para se pesarem e para que lhe possam ser aconselhados ajustes na dose diária da ração.

  • Estado de saúde:

Todos os cães que apresentam qualquer tipo de alteração ou sinal clínico de doença deverão ser consultados de forma imediata para avaliação do seu estado de saúde, podendo necessitar, posteriormente, de consultas de controlo para reavaliação do caso e para que possa ser dada “alta” da situação. Um dos motivos mais comuns de visita ao médico veterinário são os problemas dermatológicos.

  • Protocolo vacinal específico:

Apesar das vacinas recomendadas de forma geral para todos os cães serem a da raiva (obrigatória por lei) e a que dá imunidade contra a esgana, hepatite infeciosa, parvovirose, parainfluenza e leptospirose, a verdade é que o seu cão poderá necessitar de fazer outro tipo de vacinas. São exemplo a da leishmaniose e a da tosse do canil.

  • Doenças crónicas:

Cães diagnosticados com doenças crónicas, nomeadamente patologias cardíacas, gastrointestinais, hepáticas ou renais ou até mesmo quadros tumorais, necessitam de um maior número de visitas para monitorização clínica, realização de exames complementares e ajustes de medicação.

Se o seu cão é um cão adulto saudável é provável que apenas tenha que ir 1 a 2 vezes por ano ao veterinário, tendo em conta que deverá ser vacinado anualmente e desparasitado, pelo menos, de 6 em 6 meses.

Contudo, tenha em conta os fatores acima descritos e questione o seu médico veterinário quanto ao número de visitas recomendadas para o caso particular do seu cão.

Não se esqueça que consultas regulares permitem também detetar uma série de alterações que podem não ser percecionadas em casa, melhorando o prognóstico através do seu diagnóstico precoce.

Tomás Magalhães

Médico Veterinário

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta