Plano de vacinação para cachorros

Os mais populares

A vacinação tem como objetivo estimular a imunidade de cada animal contra alguns dos principais agentes infeciosos.

Deve ser feita uma consulta de rotina pelo veterinário antes da vacinação para garantir que o animal se encontra saudável. Está contra-indicado vacinar animais doentes, principalmente aqueles que se encontram a combater uma virose ou uma infeção bacteriana.

 

Plano de vacinação para cães

Os cães podem ser vacinados a partir das 6 semanas de idade, contra 2 das principais doenças que afetam os cachorros: esgana e parvovirose. A partir das 8 semanas de idade já podem ser vacinados contra a parainfluenza, hepatite infeciosa e leptospirose.

A primovacinação após ser iniciada deve ser repetida mensalmente até às 16 semanas ou para além destas, para que seja garantida a imunidade de pelo menos um ano.

 

Vacina da Raiva

A vacina da raiva é obrigatória por lei. Deve ser dada a partir dos 3-6 meses de idade, e não necessita de reforço. Para que o veterinário aplique a vacina da raiva o animal deve ter microchip. A maioria dos veterinários ainda recomenda a vacinação anual da raiva, contudo alguns laboratórios produzem vacinas da raiva que são comercializadas e possuem a duração de 3 anos. Informe-se com o seu veterinário.

 

Vacinação de rotina

Para além da vacina que confere proteção contra a Raiva, o veterinário normalmente vacina o animal contra:

  • Parvovirose
  • Esgana
  • Parainfluenza
  • Hepatite infeciosa
  • Leptospirose

A proteção do cão contra este último agente infecioso é de especial importância uma vez que a leptospirose é uma doença que pode ser transmitida para os humanos. A revacinação (após a primovacinação) é feita todos os anos, uma vez por ano. À semelhança da vacina da raiva, também já existem em alguns laboratórios vacinas contra alguns dos agentes infeciosos referidos que têm a duração de 3 anos. Informe-se com o seu veterinário.

 

Vacinas que não são dadas por rotina – em que situações devem ser utilizadas?

Leishmaniose: A vacina confere algum grau de proteção contra a leishmaniose e deve ser pensada em animais de risco. A leishmaniose está distribuída principalmente pelas zonas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Alentejo, Lisboa e Algarve. Pode ser administrada em animais a partir dos 6 meses de idade. É dada em 3 doses e posteriormente repetida anualmente numa dose única.

Tosse do canil: Importante ser administrada em cães que vão passar uma estadia num hotel para animais. Existe em forma de: vacina intranasal, em dose única, que deve ser repetida anualmente; vacina injetável, em duas doses, que deve ser repetida anualmente. Ambas podem ser administradas a partir das 8 semanas de idade.

 

Cão adulto – Pode ser vacinado pela primeira vez?

A vacinação pode ser iniciada num cão de qualquer idade. Os animais são vacinados desde cedo para ser garantida proteção nos primeiros meses de vida, quando a sua imunidade ainda é bastante deficiente e precisa de ser estimulada. Contudo, não é impeditivo vacinar cães mais velhos pela primeira vez e está recomendado fazê-lo. Quando os cães já adultos são vacinados pela primeira vez, deve ser dada a vacina e o reforço vacinal passado um mês para garantir uma boa imunidade vacinal durante um ano.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar