Porque é que o meu cão gosta de escavar?

Treino

A maioria dos cães gosta de escavar, seja na terra do seu jardim ou na areia, quando passeiam pela praia. Neste artigo vou abordar alguns das motivações que levam o cão a ter este comportamento.

cão

Porque é que os cães escavam?

Os cães que gostam de escavar fazem este comportamento por vários motivos diferentes, podendo este tanto estar associado a emoções positivas como negativas. Em relação a emoções positivas:

  • Pode ser uma forma de brincarem e de explorarem o meio que os rodeia, uma vez que ao cavarem vão descobrir novos cheiros e a sensação nas patas também pode ser agradável para o cão.
  • Também podem escavar para esconder alimentos (exemplo: ossos) que vão querer comer mais tarde ou brinquedos;
  • Em raças historicamente mais ligadas à caça, pode ser uma forma de procurarem presas, como toupeiras.
  • Ainda podem escavar de acordo com as condições metereológicas. Nos dias mais quentes, ao escavar vão encontrar zonas mais frescas onde se vão poder sentar ou deitar a seguir. Nos dias mais frios ou com chuva, o buraco que escavam ajuda na proteção do frio e da chuva.

Em relação a emoções negativas:

  • É uma forma de libertação de stress, uma vez que provoca uma estimulação mental e física. Pode acontecer em cães com ansiedade de separação ou que têm poucos estímulos ao longo do dia (cães que, por exemplo, ficam em casa muitas horas sozinhos, sem brinquedos e outras formas de entretimento e/ou que têm passeios diários insuficientes).
  • Podem também escavar por baixo de vedações, de forma a tentarem escapar do local onde estão confinados.
  • Em cães que vivem em apartamentos e que, por isso, não têm acesso a um jardim para escavar, podem arranhar o chão, portas ou outro mobiliário dentro de casa, na tentativa de fazer o mesmo comportamento de escavar.

Como posso evitar que o meu cão tenha este comportamento?

O comportamento de escavar é considerado normal e típico da espécie. No entanto, aquilo que deve fazer primeiro é tentar perceber qual ou quais são as motivações do cão. Depois de identificadas, se for por uma questão de aborrecimento deverá tornar o ambiente onde o cão habita mais enriquecido: com brinquedos (ter vários e ir alternando os que disponibiliza), dispensadores de comida (ex: kong), acesso constante a água, comida e a uma zona de descanso. Deve também fazer passeios diários com o seu cão (no mínimo 2 vezes por dia), mesmo que tenha um jardim grande e muito espaço exterior dentro de casa. Deve também tirar alguns momentos do dia para brincar com o seu cão e aproveitar para treinar obediência, sempre recorrendo a métodos de treino positivos. Se a motivação for a falta de abrigo durante o dia, deve permitir que o cão tenha uma zona de sombra, nos meses de maior calor e uma zona abrigada nos meses mais frios e chuvosos. No casos de ansiedade de separação, convém procurar ajuda de um profissional do comportamento animal que o ajude a lidar com o problema. Nos cães de caça ou quando o comportamento de escavar é uma forma de brincadeira e obtenção de prazer do cão, poderá ser bastante difícil extinguir este comportamento. Nesses casos deverá limitar o acesso do cão às zonas onde não haverá problema se ele tiver esse comportamento e procurar ajuda profissional sempre que se justificar.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar