Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão foi picado por uma aranha: o que fazer?

Como acontece no Humano, a picada de aranha nos nossos cães pode ter efeitos menos ou mais graves. Saiba o que fazer aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os cães são animais bastante curiosos, isso torna-os alvos fáceis para os insetos que, ocasionalmente, gostam de lhes pregar umas partidas através da sua picada! As aranhas não são exceção!

Nem todas as aranhas conseguem ter força suficiente para picar os nossos amigos de 4 patas e nem todas são venenosas. Assim, os riscos da picada de aranha nos cães são variáveis, podendo ser ou não graves. É preciso estar atento!

Quais são os principais sintomas?

  • Inicialmente podem ocorrer edema (inchaço) e eritema (vermelhidão) na área da picada. Por vezes, estão presentes pequenas borbulhas na zona afetada e o cão pode manifestar desconforto ao toque. Estas alterações ocorrem nas zonas onde geralmente são picados como o focinho, boca, olhos e patinhas.
  • Sinais tardios de reação alérgica à picada da aranha podem incluir vómitos, diarreia, hipersiália (salivação excessiva), tremores, convulsões, paralisia, oscilações nas pressões sanguíneas ou alterações na função renal.

Quais podem ser os riscos?

Algumas espécies de aranhas são venenosas e podem provocar choque e paralisia dos animais que picam. Por norma, as picadas geram apenas desconforto local e sinais que se resolvem com apoio médico-veterinário, mas os cães devem sempre ser avaliados pelo profissional de saúde.

O que devo fazer?

Perante a suspeita da picada por uma aranha é importante que o seu patudo seja avaliado pelo Médico Veterinário rapidamente! Lembre-se que, embora a maioria destes insetos não sejam venenosos para os nossos animais, existem espécies que podem provocar danos irreversíveis e graves.

Deve assim:

  • Restringir os movimentos do animal;
  • Lavar a zona da picada com sabão e água fria, aplicando de seguida uma compressa fria no local;
  • Tentar que a zona afetada fique sempre abaixo do nível do coração, para reduzir a probabilidade do veneno (caso exista) se espalhar pela corrente sanguínea.

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta