Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Luxação de rótula: Quais são as raças mais predispostas?

A luxação da rótula, ou patela, é uma causa comum de claudicação (coxear) nos cães. Esta pode ser lateral ou medial e uni ou bilateral, e apresenta uma predisposição genética. Acontece com mais frequência em raças miniatura a pequenas, mas também pode afetar raças de porte maior.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Esta patologia caracteriza-se pela deslocação da rótula da sua localização habitual, a fossa troclear do fémur (que se encontra na comummente designada articulação do joelho). Para saber mais sobre sinais clínicos, diagnóstico e tratamento consulte o artigo “Luxação de rotula em cães”.

Luxação medial

Dizer que a luxação da rótula é medial é o mesmo que dizer que a rótula se deslocou da sua posição habitual para a parte mais “interior” do joelho ou do membro.

Este tipo de luxação é o mais frequente (87-90% dos casos de luxação é medial) e afeta principalmente, mas não exclusivamente, raças miniatura e pequenas, devido à sua conformação óssea.

Encontre aqui ração personalizada para raças pequenas.

Então, quais as raças mais predispostas?

Luxação lateral

A luxação lateral caracteriza-se pelo deslocamento da rótula para a parte mais “exterior” do joelho. É muito menos comum do que a luxação medial (10-13%) e afeta, maioritariamente, raças médias a grandes.

Encontre aqui ração personalizada para raças médias.

De referir as raças mais predispostas:

Existem evidências científicas de que a luxação da rótula tem componente genética, por isso os cães diagnosticados não devem ser reproduzidos.

Ana Alves 

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta