Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Pulgas em cães: o que fazer?

As pulgas são os parasitas externos mais comuns em cães e gatos. Especialmente nos meses quentes do ano é comum vermos estes “bichinhos” a tentar incomodar os nossos patudos. Venha descobrir neste artigo tudo o que precisa de saber para controlar, tratar e prevenir as infestações por pulgas.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

As pulgas são parasitas externos cuja cavidade oral, ou boca, está adaptada para penetrar na pele, permitindo-lhes alimentarem-se de sangue. Na maioria das vezes, as pulgas são trazidas para dentro de casa por um animal de estimação (que esteve exposto a outros animais infestados ou a um ambiente infestado). É importante eliminar rapidamente estes parasitas antes que estes completem o seu ciclo de vida e se desenvolva uma infestação.

O ciclo de vida da pulga pode demorar apenas 12 a 14 dias ou chegar a atingir 180 dias. Nas condições normais de uma casa, um ciclo de vida completo demora habitualmente 3 a 6 semanas. As pulgas adultas alimentam-se de sangue do seu animal de estimação através da picada, e uma pulga fêmea adulta pode colocar centenas de ovos em apenas alguns dias.

Como identificar a presença de pulgas no meu animal? 

O diagnóstico baseia-se na visualização directa das pulgas ou das suas fezes. Estas surgem sob forma de pontinhos negros acumulados em determinadas zonas do corpo, sobretudo na barriga e base da cauda. Contudo, às vezes apenas conseguimos distinguir os sinais clincos que as suas picadas causam- comichão.

Vai reparar que o seu cão não pára de coçar-se ou esfregar-se no chão! Os gatos podem ser mais discretos e lamberem-se exageradamente até arrancarem os próprios pêlos.

Podemos muitas vezes reparar que há “falta de pêlo”, ou Alopécia, sobretudo na zona dorso-caudal ( zona perto do rabo). Este pêlo pode apresentar-se com um aspeto de “pêlo cortado” e podemos estar perante uma dermatite alérgica à picada da pulga. Algumas raças podem ser mais predispostas a alergias ambientais e alimentares e tornarem-se também mais sensíveis às pulgas como o Bulldog Francês, o Beagle, entre outros.

Eritema (pele vermelha), crostas ou pústulas (se houver infeção secundária) normalmente são outros sinais clinicos que podem aparecer.

Como eliminar uma infestação de pulgas?

Devido à rápida reprodução das pulgas, pode acontecer vir a estar perante uma infestação de pulgas. A desparasitação externa é fundamental para manter o seu cão protegido contra vários parasitas como carraças, pulgas e mosquitos, devendo esta ser especialmente  rigorosa na altura de pico destes parasitas, como é a Primavera e o Verão.

Há vários produtos no mercado à disposição dos tutores: pipetas, biscoitos, coleiras, etc com diferentes formulações e espectros de ação. No Artigo https://www.barkyn.com/blog/saude/qual-a-diferenca-entre-pipeta-e-coleira pode encontrar as diferenças entra os vários produtos. ?

Além disso é também importante para controlar uma infestação:

  • Aspirar toda a casa, principalmente os tapetes;
  • Limpeza e desinfecção dos locais onde seu patudo passa mais tempo;
  • Lavar a 60o as mantas, cama e bonecos do seu cão;
  • Uso de insecticidas ambientais tais como Bolfo® , Flee® ou BioKill®;

Em caso de insucesso deverá entrar em contato com empresa de profissionais em desinfestações para ajudar no controlo das pulgas.

Helena Ferreira

Médica veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta