Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Hipertermia

A hipertermia consiste no aumento da temperatura corporal dos cães, normalmente devido a aquecimento externo. A temperatura normal dos nossos patudos, varia entre os 38-39º, sendo que pode subir até aos 39,5º. Temperaturas acima desse valor, acompanhadas pelos sinais clínicos que vamos falar mais à frente, podem indicar que o seu animal está hipertérmico. Fique a conhecer os principais sinais clínicos e como prevenir!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A hipertermia consiste no aumento da temperatura corporal dos cães, normalmente devido a aquecimento externo. A temperatura normal dos nossos patudos, varia entre os 38-39º, sendo que pode subir até aos 39,5º. Temperaturas corporais superiores são motivo de alarme e podem culminar em morte.

Um exemplo muito comum onde ocorre hipertemia é o golpe de calor. Pode consultar mais informação sobre o assunto aqui.

É importante ter a noção que hipertermia e febre são diferentes entre si!

Sintomas

Os animais afetados por esta condição, podem evidenciar diferentes sinais, sendo os mais comuns os seguintes:

Respiração forçosa e ofegante (arfar);

Hipersalivação (normalmente com saliva espessa);

Prostração;

– Rubor da pele e das mucosas;

– Vómitos;

– Convulsões.

 

Cuidados

Para evitar esta situação, é importante ter alguns cuidados com o seu patudo, particularmente no verão. Deve evitar passeios e exposição solar nas horas de maior calor, nunca o deixar fechado no carro (mesmo que não lhe pareça que o dia está quente), ter sempre água fresca à disposição e evitar exercício físico de intensidade demasiado elevada.

Nos dias mais quentes pode também colocar cubos de gelo nas tacinhas da água e comprar um tapete refrigerante, que diminui a temperatura corporal dos animais.

Animais obesos e idosos são mais predispostos, pelo que os cuidados devem ser redobrados.

Encontre aqui ração para cão sénior.

Os patudos de raças braquicéfalas, como por exemplo, Pug ou Bulldog Francês, também têm maior dificuldade em eliminar calor, devido à conformação das suas vias respiratórias.

Encontre aqui a melhor ração para o seu Bulldog Francês.

 

Tratamentos

O tratamento desta condição passa por restituir uma temperatura corporal normal, evitando as consequências nefastas que este aumento de temperatura pode ter. No entanto, é muito importante que a diminuição da temperatura não seja demasiado brusca, caso contrário pode causar um choque térmico. Inicialmente devem colocar-se toalhas molhadas em água fria Assim que possível deve ser instituída fluidoterapia endovenosa e oxigenoterapia. Molhar as patinhas com álcool também ajuda pois promove a diminuição da temperatura.

Esta situação é potencialmente fatal pelo que todos os cuidados são poucos… Proteja o seu patudo! 🙂

 

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta