Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogSaúde

Por que o meu cão está a perder peso?

O seu animal tem vindo a perder peso ao longo dos últimos tempos? Não consegue encontrar a razão pela qual isso está a acontecer? Neste artigo vamos falar de algumas hipóteses que podem estar a justificar esse emagrecimento e quais os sinais a que deve estar atento.

Ana Gonçalves

Ana Gonçalves

Veterinária
2 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Caso se aperceba que o seu animal tem vindo a perder peso, deve antes de mais, perceber se ele come a dose diária recomendada para as características dele e se está a ser alimentado com uma ração de qualidade. Caso estes fatores estejam garantidos, algumas das possíveis causas são:

Parasitismo

Mais comum em animais jovens que nunca foram desparasitados ou em animais adultos que não fazem desparasitação interna há muito tempo. Nestas situações os parasitas gastrointestinais vão impedir a correta absorção dos nutrientes pelas células intestinais e causam, consequentemente uma perda de peso, mais ou menos severa, de acordo com o grau de parasitismo.

Problemas dentários

Muitas vezes os nossos animais sentem dor a mastigar e não a manifestam. Como sentem dor vão reduzindo a ingestão de alimento e consequentemente perdem peso. Nestes casos, é frequente o animal colocar a cabeça de lado enquanto mastiga, empurrar a comida com o focinho antes de a colocar à boca e pode ainda vocalizar quando mastiga a ração.

Doenças metabólicas

Alguns problemas como insuficiência renal ou alterações hepáticas podem fazer com que o seu animal perca apetite e haja perda de proteínas/diminuição da sua produção, fazendo com que este emagreça, principalmente através da perda de massa muscular. São, geralmente, patologias graves que quanto mais cedo forem diagnosticadas, maior a probabilidade de se conseguirem gerir adequadamente, sendo que podem ser patologias sem cura.

Dor articular

Muitas vezes as dores ósseas ou articulares vão fazer com que o seu animal não se queira levantar e dessa forma deixe de se alimentar adequadamente. É muito frequente também que as dores a nível da coluna cervical façam com que o seu patudo não queira dobrar o pescoço para chegar à taça, pelo que o pratinhos elevados podem ser vantajosos nestes casos.

Problemas intestinais crónicos

Algumas patologias intestinais que impedem a correta absorção dos nutrientes no intestino, fazendo com que o animal perca peso.  Uma das mais comuns é a IBD (doença inflamatória intestinal) e que cursa frequentemente com diarreias ou fezes moles, pelo que nunca deve desvalorizar este sinal clínico.

 

Estas são apenas algumas das situações que podem causar a perda de peso no seu patudo. O diagnóstico precoce é essencial para que a situação possa ser tratada ou controlada o mais cedo possível e se possa estabilizar a condição corporal do animal. 🙂

 

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja