Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cálculos urinários em cães

A urolitíase é uma patologia das vias urinárias e é infelizmente, bastante comum nos cães. Neste artigo, vamos-nos focar nos cálculos vesicais, ou seja, nos cálculos que estão presentes no interior da bexiga 😊 A formação de cálculos na bexiga está associada à precipitação e à formação de cristais presentes na urina. Para ficar a conehcer mais sobre esta doença, continue a leitura 😊

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A urolitíase é uma patologia das vias urinárias e é infelizmente, bastante comum nos cães. A formação de cálculos na bexiga está associada à precipitação e à formação de cristais presentes na urina.

O que leva a que se formem estes cálculos?

A sua formação é devido a uma grande variedade de fatores, entre eles:

  • Elevada concentração de sais na urina;
  • Retenção destes sais e cristais durante algum tempo no trato urinário;
  • pH da urina que favorece a cristalização dos sais;
  • Diminuição dos inibidores naturais da formação de cristais.

A sequência de eventos a que leva à formação de cálculos ainda não está entendida a 100%. No entanto, sabemos que dietas com elevado teor proteico e de minerais, associadas a urinas muito concentradas  – poderão contribuir para um aumento da saturação de sais.

E quais são os sinais a que devem estar atentos?

Normalmente, cães com cálculos na bexiga têm hematúria (sangue na urina), dificuldade em urinar, aumento da frequência e diminuição de volume da urina (ou seja, urinam pouca quantidade mais vezes), dor abdominal e em último caso pode haver obstrução urinária se os cálculos bloquearem o fluxo urinário – tratando-se neste caso de uma emergência médica!

Como se realiza o diagnóstico desta patologia?

Inicialmente, numa consulta médica em que os sinais descritos sejam os que referimos acima, o seu Médico Veterinário deverá aconselhar uma análise de urina completa (incluindo urocultura para descartar infecção urinária) e poderá eventualmente realizar um exame radiográfico e/ou uma ecografia. Grande parte dos cálculos são visíveis no raio X mas nem todos, já que vai depender da sua constituição analítica.

Os mais comuns são os cálculos de estruvite (formados por magnésio e fósforo) e a sua formação está muitas vezes dependente de infecções urinárias, pois a ação enzimática de certas bactérias na urina leva a um aumento do pH – formando-se os cristais de estruvite (cerca de 50% de todos os cristais que poderão aparecer nos cães). Mas também existem outros cálculos – os de oxalato de cálcio, os de urato, os de cistina,…

E qual é o tratamento?

A não serem os cálculos de estruvite, mais nenhum pode ser dissolvido, pelo que normalmente têm de ser cirurgicamente removidos do interior da bexiga, através de cistotomia.

A dissolução dos cálculos de estruvite é feita através de rações específicas para essas situações e prescritas pelo seu Médico Veterinário. Mas atenção, muitos cálculos de estruvite também têm de ser removidos cirurgicamente (vai depender do seu número e tamanho).

As dietas que não são de dissolução, mas ajudam no trato urinário, servem depois como prevenção para impedir a formação de novos cálculos.

E atenção, esta patologia é altamente recorrente, ou seja, pode acontecer mais do que uma vez! Portanto se um cão tiver sido diagnosticado uma vez com urolitíase, convém ser monitorizado regularmente com check-ups urinários para evitar uma nova formação de cálculos!

 

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta