• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogAlimentação

O que são condroprotetores e porque se incluem nas rações?

A artrose é uma inflamação crónica da articulação, é uma doença dolorosa que afeta o dia-a-dia do seu companheiro de 4 patas. Doença comum em raças de crescimento rápido como as raças grandes e também em animais idosos.

Filipa Calejo

Filipa Calejo

Veterinária
2 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

O que são condroprotetores?

São suplementos alimentares que ajudam na lubrificação e nutrição da articulação. Geralmente compostos por glucosamina e condroitina que são elementos básicos da cartilagem e do líquido sinovial, ajudam ainda a controlar a inflamação articular, proporcionando um maior conforto ao cão devido à redução da dor.

 

Quando devemos recorrer ao uso de condroprotetores? Como meio preventivo ou de tratamento?

Em ambas as situações, e sempre que recomendado pelo seu médico veterinário. Animais de raças grandes e predispostas a displasia, o uso de condroprotetores é aconselhado em cachorros como medida preventiva, uma vez que fornece uma proteção extra às articulações de modo o minimizar o risco de desenvolver patologia articular em idade mais avançada.
Animais idosos como consequência do envelhecimento, a regeneração da cartilagem e sua resistência ao desgaste é menor. Aliado a esse facto, a há uma diminuição do tónus muscular que aumenta a instabilidade articular. Estes fatores levam a que o cão idoso tenha mais tendência para sofrer de artroses, por isso podemos recorrer ao uso de condroprotetores tanto como medida preventiva como de tratamento.

Porque se incluem nas rações?

Como sabemos que os cães idosos e de raças grandes tem uma maior predisposição para desenvolver doença articular as rações para estes animais têm adição de condroprotetores. A suplementação de condroprotetores na ração é uma mais valia, porque para além de tomarmos uma medida preventiva de forma a atrasar o desgaste articular, em caso de artrose vai ajudar a controlar a inflamação articular e consequentemente reduzindo a dor, proporcionando um maior conforto e bem-estar.

 

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de animais de companhia

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja