Estudo do comportamento canino: o que há a saber sobre o tema?

Saúde

Tal como a psicologia humana se dedica ao estudo do comportamento do Homem, a disciplina que estuda o comportamento animal no seu meio natural designa-se etologia. Esta permite o conhecimento dos normais padrões de comportamento de cada espécie, no caso em concreto deste artigo, do cão.

cão

Porque é que é importante percebermos o comportamento normal do nosso cão?

A presença de animais de companhia, nomeadamente cães, nos lares portugueses tem vindo a aumentar nos últimos anos e estes animais são cada vez mais vistos como parte integrante do núcleo familiar. Assim sendo, é importante que haja um melhor conhecimento do comportamento normal do cão, de forma a que este e as suas necessidades típicas da espécie sejam respeitados, quebrando alguns mitos e preconceitos. Desta maneira, contribuímos para uma relação humano-cão mais saudável e evitamos problemas futuros de comportamento.

Que mitos existem sobre o comportamento do cão?

Algumas das ideias que temos sobre o comportamento do cão não correspondem à verdade. Deixo alguns exemplos:

  • “Os cães sabem sempre quando fizeram uma asneira, mesmo se não forem apanhados em flagrante”: Não. Os cães conseguem perceber, através das nossas expressões e micro-expressões faciais que não estamos contentes com alguma coisa, mas não sabem exatamente que coisa é essa.
  • “Os métodos de treino que utilizam a punição são os mais indicados”: Não. Estes métodos, que foram utilizados durante muitos anos, podem resultar a curto prazo, mas trazem consequências para o cão, que podem ser severas, a longo prazo.
  • “Temos de dominar o cão para que ele nos respeite”: Não. Durante muitos anos pensou-se que seria assim, devido a estudos que foram feitos em lobos nos anos 70 e extrapolados para o cão doméstico. No entanto, hoje em dia essa ideia está completamente ultrapassada.

Como posso perceber melhor o comportamento do meu cão?

O melhor será mesmo recorrer a profissionais especializados na área. Existem vários workshops e formações, nomeadamente organizados pelo Centro para o Conhecimento Animal, assim como existem vários profissionais, um pouco por todo o país, a realizarem consultas de comportamento.

O que é uma consulta de comportamento?

A consulta de comportamento pode ser realizada como prevenção (aqui pode ser mesmo realizada previamente à adopção/compra de um animal, podendo auxiliar na escolha do porte ou da raça, servir para tirar dúvidas e ajudar em todo o processo da chegada de um animal a casa e preparação da mesma) ou quando já existe um problema instalado no animal. Esta pode ser realizada num consultório ou ao domicílio e pode ser orientada por diferentes profissionais com formação específica na área de comportamento animal (exemplo: veterinários, treinadores, psicólogos.). É um consulta bastante demorada (1h30 a 2h, em média) e em que é feito um longo questionário sobre o animal, o ambiente onde este vive e os possíveis problemas já existentes e estabelecido um plano de tratamento ou dicas de prevenção de futuros problemas.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar