Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Será que devo adotar um cão sénior?

Após tomada a decisão de adotar um cão, vários critérios poderão ser tidos em conta pelos novos donos, como o tamanho, cor, tipo de pelo, raça, bem como a sua idade. Quanto à idade, talvez seja mais apelativo à partida a adoção de um cachorro, por todas as brincadeiras típicas, por poder ensiná-lo, entre várias outras razões. Contudo existem algumas vantagens em adotar um cão sénior.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é um cão sénior?

Um cão é considerado sénior por volta dos 7 anos de idade. Diz-se “por volta”, porque o tamanho e raça do cão influencia a sua categorização como sénior. Cães mais pequenos amadurecem mais devagar, atingindo a idade adulta mais tarde.

Há diversos cuidados a ter com cães idosos, recomendando-se para isso a leitura do artigo: Cuidados a ter com um cão sénior.

Vantagens a considerar na adoção de um cão sénior:

  • Os cães mais velhos são naturalmente mais calmos e menos enérgicos do que os mais jovens. Graças a isso, a possibilidade de se dar bem com uma criança será maior;
  • Têm a dentição completa, não tendo a necessidade de desgastar os dentes, destruindo-lhe a mobília e decoração da casa;
  • Ao contrário de um cão jovem, a necessidade de treino será mais reduzida. Contudo, poderá ensinar novos truques em qualquer idade, contando sempre que a sua inteligência é igual à de um cão mais jovem. Utilize a técnica do reforço positivo e delicie o seu novo amigo com os seus snacks favoritos!
  • Um cão adulto será um ótimo parceiro de caminhada, jogo, um companheiro leal e um bom amigo.

Outras considerações:

Vistas as vantagens, recomendamos também uma ponderação quanto ao historial do animal, sobretudo quanto ao contexto familiar em que será enquadrado. Obviamente, a adoção de um cão sénior cujo motivo de entrega aos cuidados do canil tenha sido a menor tolerância com crianças, não será uma boa opção para convivência com estas, apesar das vantagens referidas. Porém, há que ter em conta que nem todos os cães mais velhos foram abandonados pelo seu comportamento. Temos de pensar também naqueles que perderam a sua família, fugiram de casa e não foram encontrados, foram entregues em abrigos por falta de condições para manter o cão (desemprego, entre outros).

Além disso, são necessários cuidados extra com a sua saúde e visitas regulares ao Médico Veterinário. Estes animais requerem ainda uma alimentação específica para seniores e podem necessitar de medicação para o resto da sua vida!

Tal como foi referido, a tendência geral é a de adotar um cachorro. Contudo, não nos podemos esquecer dos que vão ficando indefinidamente nos canis. Lembremos também que os cães fazem de tudo para agradar aos donos. Assim, ao adotar um destes animais está a proporcionar-lhe uma boa qualidade de vida, que certamente ele irá retribuir. Um ano na vida de um cão representa vários anos da vida de um humano. Lembre-se, ao adotá-lo, apesar de poder vir a ser por um curto período, poderá estar a dar-lhe os melhores anos da sua vida! Tal como dizia uma criança, respondendo ao porquê da curta vida dos cães:

“Vimos ao mundo para aprender a viver uma vida bonita, a amar sempre os outros e a ser boas pessoas, certo? Mas os cães já nascem a saber isso tudo! Eles não têm de viver tanto tempo como nós!”

Desta forma, na hora de adotar, tente saber o máximo sobre o cão, o seu historial, e nunca se esqueça, um cão sénior poderá vir a ser o seu companheiro ideal!

Mónica Carvalho

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta