Porque é que o meu cão rouba meias?

Lifestyle

Quantas vezes já deu por si a procura do par da meia que falta? E quantas dessas vezes foi encontra-la junto ao seu cão? Pois é, muitos de nós, temos um “ladrão” de meias dentro de casa. Mas porque é que o meu cão tem esse comportamento, vamos tentar ajuda-lo a descobrir.

O meu cão rouba-me as meias, mas porquê?

Quando se trata de roubar meias, os nossos cães são uns excelentes profissionais. Esse comportamento pode ser motivado por algumas razões:

  • Frustração – Tal como nós, os nossos cães também se podem sentir frustrados e aborrecidos. Nestas alturas, os comportamentos menos desejados aparecem, tal como roubar as meias dos donos. É uma ótima solução, que eles arranjam, para terem uma maior atenção do dono.
  • Saudade – Todos nós sabemos que os nossos cães nos adoram, devido à vida agitada que temos, nos dias de hoje, nem sempre é possível estar com eles o tempo que desejávamos. Mas, os nossos cães, conseguem arranjar uma solução para sentirem o nosso cheiro, roubando-nos a nossas meias, principalmente as que já estão usadas.
  • Hábito de cachorro – Um dos conselhos mais vistos, quando um cão é adotado, é deixar uma peça de roupa usada junto da cama dele. Para que, na ausência do dono, consiga sentir o cheiro e assim facilitar a adaptação e diminuir a ansiedade. Então se em cachorro podia ter a roupa do dono com ele, porque não pode ter em adulto? O seu cão não consegue perceber essa diferença, como as meias são fáceis de “roubar”, tornam-se as vítimas perfeitas.
  • São atraídos pela textura das meias – alguns cães gostam, simplesmente, muito de texturas macias, como a das meias. Alguns estudos, até dizem, que os faz lembrar pelo ou penas, disputando assim o seu instinto de predador.
  • Simplesmente porque sim – alguns cães, principalmente os mais novos, acham que tudo é um brinquedo e as meias não são exceção.

O comportamento de roubar meias pode ser perigoso para o meu cão?

Na verdade, se o seu cão apenas roubar a meia para brincar, este comportamento não trás nenhum perigo para a saúde dele, apenas é chato para o tutor. Contudo, se o seu cão engolir a meia, pode levar a que o seu cão tenha de ser medicamente assistido.

Como evitar e corrigir estes comportamentos?

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar