Deve-se tosquiar o cão no Inverno? 5 Factos sobre a tosquia no inverno

De facto, um pelo longo, molhado e emaranhado faz com que, facilmente, o seu cão fique frio, húmido e suscetível a infeções. Assim, durante o inverno, os cuidados com o pelo do seu patudo tornam-se ainda mais importantes! Por isso, a resposta à pergunta “o meu cão pode ser tosquiado no inverno?”, a resposta é sim.

O que deve, então, saber sobre a tosquia no inverno:

  • Claro que os nossos amigos patudos também sentem frio, mas os malefícios de não tratar do pelo no inverno poderão ser muito maiores. Se não tosquiar o seu animal, nem tiver os devidos cuidados diários, o estado do pelo poderá chegar a um ponto em que a única solução é a tosquia completa e bem mais curta do que a elegida por si.

 

  • A tosquia deve ser adaptada à época do ano. O pelo não deverá ser cortado tão curto no inverno. Dessa forma, conseguirá manter uma quantidade de pelo suficiente para manter a temperatura corporal do seu cão, mas ao mesmo tempo consegue fazer muito mais facilmente a sua manutenção.

 

  • Um pelo mais curto no inverno pode ajudar a manter a pele mais saudável e livre de infeções. Se o seu cão passa mais tempo no exterior, estará mais suscetível a ficar molhado ou sujo. Um pelo comprido ou um pelo que não seja diariamente cuidado poderá acumular detritos e humidade, o que juntamente com o possível aparecimento de nós, pode conduzir a infeções dermatológicas.

 

  • O uso de casacos poderá ser uma ajuda para manter quente o seu cão no tempo mais frio. A tosquia ajudará a manter o pelo menos emaranhado.

 

  • Se preferir não tosquiar, saiba que poderá apenas optar pela tosquia higiénica. Este tipo de tosquia poderá ser feito ao longo de todo o ano. Caracteriza-se pelo corte do pelo apenas nas zonas genitais, ajudando a mantê-las mais limpas e, assim, menos suscetíveis a infeções.

 

Lembre-se que o pelo do seu cão precisa de um cuidado continuo ao longo de todo o ano!

 

Ana Alves – Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *