Temperamento de um Bulldog francês

Será que o Bulldog Francês é o cão indicado para mim?

O Bulldog Francês é uma raça de pequeno porte e que se adapta bastante bem a diferentes ambientes, sendo que é mais indicado pelas caraterísticas da raça que se mantenha dentro de casa, com temperatura controlada, do que fique no jardim. É, por isso, uma escolha válida para quem habita num apartamento. É uma raça bastante sociável, quer com outros cães, quer com outros cães, quer com crianças. É também um cão amigável, muito afetuoso e brincalhão, devendo ser educado e treinado desde cedo, para que não desenvolva problemas comportamentais em adulto. É um cão que precisa bastante de companhia e, por isso, não deve optar por esta raça se estiver muitas horas fora de casa durante o dia, uma vez que tem alguma predisposição para desenvolver ansiedade por separação. Apesar de, por norma, não ser uma raça que ladra muito, pode fazê-lo se ficar muito tempo sozinho, assim como ter alguns comportamentos destrutivos.

É um cão que precise de muito exercício diariamente?

Não, não está aconselhado que faça muito exercício, uma vez que, é uma raça braquicefálica e tem uma alta predisposição para problemas respiratórios. Deve mesmo evitar passeá-lo nas horas de maior calor, particularmente durante os meses de Primavera e Verão, uma vez que devido às suas caraterísticas anatómicas, pode facilmente sofrer um golpe de calor em situações de exposição solar excessiva ou permanência em locais abafados.

Devo investir em treino?

Sim, é bastante importante que comece, desde cedo, a treinar o seu cão em casa e, se possível, recorrendo a aulas para cachorros e/ou treino individual de forma a evitar que surjam problemas comportamentais quando atingir a idade adulta. O treino, quer em casa, quer com treinadores/educadores caninos qualificados, deve ser sempre feito recorrendo a métodos de reforço positivo e nunca de castigo.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *