Sangue na urina dos cães

Tal como acontece nos humanos, o sistema urinário é responsável por produzir, armazenar e eliminar urina, que contém resíduos resultantes das funções essenciais do organismo. Mesmo as questões relacionadas com o sistema urinário consideradas ligeiras podem ser muito dolorosas ou desconfortáveis para os cães e afetar o seu comportamento.

O aparecimento de sangue na urina, chamado de hematúria, pode estar relacionado com diversos problemas sejam eles do sistema urinário ou não, alguns deles bem graves que podem conduzir à morte. Nesse sentido, é de extrema importância que, caso o seu cão apresente sangue na urina, seja avaliado por um Médico Veterinário com urgência. Adiar a investigação e o diagnóstico, pode fazer com que a patologia evolua e se complique, dificultando a recuperação do seu patudo.

A presença de sangue na urina dos cães pode ter diversas causas:

  1. Infeção urinária: as infeções são provocadas por bactérias que podem provocar outros sinais clínicos como dor ao urinar, aumento da frequência da micção e lambidelas constantes na área genital. Caso a infeção se alastre até aos rins, as consequências são mais graves, podendo culminar em falência renal e morte. A medicação adequada para resolver estas infeções é baseada nos resultados das análises e apenas o Médico Veterinário pode prescrevê-las.
  2. Cistite: A cistite canina é a inflamação da bexiga dos cães e pode ser provocada por bactérias, cálculos (as chamadas “pedras”), tumores, má formação anatómica e retenção da urina por fatores externos que podem ajudar o problema a aparecer, causando incontinência urinária e hematúria. Este tipo de patologia é diagnosticado recorrendo à avaliação Médico-Veterinária, recorrendo a exames como a ecografia.
  3. Tumores: sejam eles benignos ou malignos, os tumores podem provocar sangramento urinário.
  4. Intoxicação: o contacto dos cães com substâncias tóxicas, como o veneno de rato, pode provocar sangramentos internos, incluindo sangue na urina. O prognóstico é bastante grave, sendo uma das situações em que a taxa de mortalidade é elevada sem tratamento.
  5. Cálculos urinários (“pedras”): Tal como nos humanos, a presença de cálculos no sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) pode provocar lesões que culminam em sangue na urina. Os cães podem ter bastante dificuldade e dor ao urinar. São considerados casos graves que necessitam de uma avaliação Médico-Veterinária urgente!
  6. Traumas: após traumatismos como quedas e/ou atropelamento, mesmo que os cães aparentem estar bem, podem surgir lesões internas sérias. A hematúria é um dos principais indícios desse tipo de situação, devendo ser cuidada com rapidez, pois pode indicar sangramento interno, como rutura de bexiga.
  7. Doenças infeciosas: algumas doenças infeciosas em cães podem levar à hematúria, como por exemplo a Leptospirose.
  8. Distúrbios de coagulação: alterações no sistema de coagulação dos cães podem conduzir ao sangramento urinário.

Não existe uma forma de prevenção concreta contra a hematúria, contudo é indicado que os tutores levem os seus cães a passear regularmente e promovam a ingestão de água. Uma alimentação menos cuidada também pode contribuir para distúrbios urinários.

Muitas vezes não é fácil identificar a presença de sangue na urina dos patudos, por isso toda a atenção é pouca! Os tutores devem estar sempre alerta para qualquer sinal de desconforto ou dor, além da aparência da urina! A intervenção Médico-Veterinária atempada é crucial para que tudo corra pelo melhor! O Médico Veterinário fará um exame completo ao seu cão, poderá realizar uma colheita de urina para posterior análise ou outros exames, como recolha de sangue, ecografia abdominal ou radiografias para ajudar a determinar a causa do problema.

Ana Matias

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *