Os cães sabem/podem sorrir?

Os nossos melhores amigos de 4 patas são capazes de manifestar e vivenciar diferentes sentimentos! A felicidade é um deles!

Quando estão num momento agradável de brincadeira ou simplesmente de alegria, todos os cães exibem expressões corporais e comportamentos que nos indicam que estão felizes… abanar o rabo, saltar, por vezes ladrar! Associamos o seu sorriso à imagem de um cão com boca semi-aberta enquanto abana o rabo. Essa postura ocorre quando os patudos estão relaxados. Mas será mesmo que os cães sabem e podem sorrir?

Siiim! Os cães, como seres emocionais que são, também têm essa capacidade! Quando expostos a momentos de felicidade e que lhes trazem prazer (como brincadeiras ou aquando a chegada do tutor) emitem sons diferentes que podem ser interpretados como o seu riso! As dicas corporais que nos transmitem são o seu sorriso! Não devemos associá-lo apenas à semelhança com o sorriso do Homem, pois os cães sorriem com todo o corpo 🙂

Atenção! É preciso ter cuidado quando os patudos mostram aquele “sorriso” com todos os dentinhos… aí estamos perante outro significado! 🙂 Afaste-se e respeite o seu espaço, evitando assim ser atacado.

Ana Matias

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *