O meu cão tem a pele vermelha: principais causas

Se afastarmos bem o pelo dos nossos cães podemos ver que a pele normalmente é branca, lisa e macia ao toque. Por vezes a pele pode estar alterada e estar vermelha. A este sinal é dado o nome de eritema. São diversas as causas de eritema nos cães, ficam aqui listadas algumas das principais:

  • Hipertermia/febre: quando um cão tem a temperatura superior ao expectável (a temperatura normal dos cães situa-se entre 38 e 39 graus Celsius) pode ficar com a pele eritematosa por todo o corpo devido à dilatação dos vasos sanguíneos. É uma situação importante de ser avaliada principalmente em dias de calor e quando o animal também está, por exemplo, a arfar, para que não se desenvolva um golpe de calor.
  • Alergia à picada da pulga: normalmente são lesões mais localizadas à volta do pescoço e na zona dorsal lombar junto à cauda. Em cães com pulgas estas são as localizações frequentes delas e por isso dão mais comichão e irritação nessas zonas, podendo ser um sinal de um animal alérgico à picada da pulga.
  • Dermatite de contacto: por vezes a pele pode reagir a algo que está diretamente em contacto com ela como uma coleira, uma superfície onde o cão se deitou, ervas por onde ele andou, entre outros, podendo ficar vermelha em reação a essa estímulo externo.
  • Alergia ambiental ou alimentar: as alergias podem facilmente causar eritema da pele do seu cão. São zonas preferenciais destas patologias as virilhas, axilas, abdómen e zona interdigital. Costumam estar associadas a prurido e, devido a coçar-se, vai trazer mais lesões ao local como crostas.
  • Reação anafilática: o seu cão estava normal e repentinamente ficou com a pele muito vermelha e a querer coçar-se numa zona ou por todo o corpo? Ele pode estar a passar por uma reação anafilática. Em momentos anteriores a este episódio pode ter acontecido uma ida ao veterinário para uma vacina ou qualquer outra aplicação de medicação, pode ter estado a passear e ter sido mordido por algum inseto como abelha ou até uma cobra ou outro animal, pode ter comido algo diferente do habitual, entre outros. É uma emergência médico-veterinária e deve logo levar o seu animal ao médico veterinário habitual ou ao hospital veterinário mais próximo.
  • Ácaros: em alguns casos de sarna como a sarna sarcóptica, um dos sinais mais comuns é o eritema generalizado.

Podendo evidenciar vários problemas, se vir que o seu cão tem esta vermelhidão na pele generalizada por todo o corpo ou localizada em alguma região, deve procurar ajuda médico veterinária para tentar chegar à causa e instaurar o tratamento necessário.

Joana Silva

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *