O meu cão pode comer cenoura? 5 benefícios deste alimento para os cães

Cães podem comer cenoura?

A resposta é sim, os cães podem comer cenoura. Prova disso é o facto de muitas rações a terem como ingrediente. São vários os seus benefícios como alimento:

  • Poucas calorias: é um snack saudável e pouco calórico, no entanto contém alguns açúcares sendo por isso desaconselhada em cães diabéticos por exemplo.
  • Ajudante na higiene oral: quando fornecida crua, vai incentivar a mastigação, o que ajuda a manter a higiene oral e a limpeza dentária.
  • Fonte de vitaminas: várias são as vitaminas presentes na cenoura como a vitamina A (relacionada com a visão e a saúde da pele), vitamina B, vitamina C (com propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes), vitamina K (relacionada com a coagulação do sangue), entre outros.
  • Fonte de minerais: ótima fonte de cálcio (importante para a estrutura óssea e transmissão de sinapses nervosas), de fósforo (importante para a estrutura óssea e dentária), potássio (muito importante para o equilíbrio do metabolismo), entre outros.
  • Rica em fibras: favorece o transito intestinal e a sensação de saciedade.

Como incluir a cenoura na alimentação

É importante referir que, se o seu cão come uma ração de boa qualidade não há necessidade nutricional de introduzir a cenoura diariamente, no entanto, é um bom extra saudável! Pode ser fornecida crua ou cozida, sendo que este último facilita a sua digestibilidade.

A cenoura é mais um snack saudável que pode dar como “miminho” ao seu cão, no entanto, se tiver dúvidas em relação a alguma patologia que o seu animal tenha e se isso pode tornar a cenoura contraindicada, deve falar com o seu médico veterinário habitual antes de o fazer.

Joana Silva

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *