O meu cão pode brincar na neve?

Todos os cães deveriam poder brincar na neve, pelo menos uma vez na vida! É uma experiência única que promove a sua interação com o meio ambiente e desperta neles uma imensa vontade de explorar 🙂

Todos os cães podem brincar na neve?

Siiiim! Se tiver a oportunidade de levar o seu patudo a brincar na neve, não a desperdice! Aproveite esses momentos juntos para diversas atividades. Será uma experiência inesquecível.

Embora se pense que apenas as raças típicas de climas frios estão aptas para a neve, todos os cães têm mecanismos de defesa para o frio. O tipo de pêlo, a gordura corporal e a circulação sanguínea ajudam-nos a ajustar a sua temperatura corporal face à ambiental. Numa descida de temperatura ambiental, o metabolismo canino inicia uma série de processos, de forma a elevar a temperatura corporal. As almofadinhas plantares também suportam bem o frio. Ainda assim, são necessários alguns cuidados para que esta experiência decorra na perfeição!

Que cuidados devemos ter com o nosso cão quando brinca na neve?

  • Proteja as almofadinhas plantares: estão aptas para o contato com a neve, mas se este for muito prolongado, podem descamar e sofrer pequenas queimaduras! É recomendável utilizar botinhas de proteção específicas para o efeito. Existem também bálsamos próprios para o efeito, caso não exista possibilidade de utilizar as botinhas.
  • Proteja-o do frio: embora os cães possuam defesas contra o frio, como a neve pode molhá-los, convém que o corpo deles seja protegido com roupa impermeável.
  • Vigie-o: os patudos são muito curiosos e exploram o que os rodeia com a boca, nariz e patinhas. Além de poderem ingerir algo que não devam, podem magoar-se! Deve sempre estar atento ao que estão a fazer! Mantenha-os longe de áreas perigosas, como zonas de desporto de neve (Ski ou snowboard) ou água congelada (por exemplo lagos).

Ana Matias

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *