O meu cão estiá a ficar com mais pêlos brancos, pode ser sinal de stress?

Não são apenas fatores genéticos que determinam o aparecimento de pêlos brancos nos nossos cães… O seu estilo de vida influencia bastante esta questão!

Um estudo da Northern Illinois University, EUA, concluiu que cães ansiosos ou impulsivos podem ficar prematuramente com mais pêlos brancos. O stress contribui para o aparecimento de pêlos brancos na cabeça e ao redor do focinho. Para avaliar os níveis de stress e ansiedade, os pesquisadores observaram se 400 patudos com idades entre 1  e 4 anos, com sinais precoces de envelhecimento. No estudo foi tido em conta se esses cães destruíam coisas na ausência dos donos, se ficavam agitados em grupo e se saltavam para cima de pessoas. Os resultados revelaram que cães mais ansiosos e sensíveis a ruídos ou animais estranhos têm mais pêlos brancos, assim como fêmeas em relação a machos.

Não é necessário passar 24h/7 com os nossos patudos, pois é importante que eles consigam ficar sozinhos algumas horas, de forma a habituarem-se às nossas rotinas de trabalho, mas também a aproveitarem o seu espaço. No entanto, é fundamental criar um ambiente e rotina que os façam felizes! É crucial incluir o nosso patudo na nossa vida e enriquecer ao máximo o ambiente em que ele vive, para que, na nossa ausência, não sofra de ansiedade ou stress. Passeios frequentes e brinquedos estimulantes são algumas das ferramentas que se podem usar para ajudá-los a aproveitar ao máximo todas as horas do dia.

Infelizmente a vida moderna contribui bastante para o stress não só dos cães, mas também dos humanos. Cães que vivem confinados em espaços pequenos, com pouco acesso a espaços livres e a atividades vão manifestar níveis de stress elevados e, consequentemente, mais comportamentos indesejados. Os pêlos brancos aparecem também mais cedo!

Lembre-se que os cães são os nossos melhores amigos de 4 patas! Eles merecem qualidade de vida, com muito amor e carinho. Se suspeita que o seu cão tem algum problema, não hesite em consultar o Médico Veterinário.

Ana Matias

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *