Hidroterapia e Fisioterapia para cães

A fisioterapia e hidroterapia têm sofrido um grande desenvolvimento na Medicina Veterinária nos últimos anos em Portugal. São tratamentos, que em situações de patologias ortopédicas ou neurológicas, podem marcar a diferença no sucesso e permitir uma recuperação mais célere.

Mas afinal em que consiste a fisioterapia?

Os tratamentos são baseados na fisioterapia humana, mas adaptados
especificamente para os cães. Estes consistem em massagens suaves e técnicas para ajudar na mobilização articular, relaxar e fortalecer os músculos, como por exemplo a estimulação elétrica neuromuscular transcutânea.

Quando devemos recorrer ao uso de fisioterapia?

Existem várias patologias nas quais a fisioterapia pode marcar a diferença, como displasia da anca e/ou cotovelo, hérnias discais, artrites/artroses, fraturas ósseas, patologias neurológicas e na recuperação pós-cirúrgica. Deverá sempre aconselhar se com o seu Médico Veterinário.

O que é a Hidroterapia? Qual a sua vantagem?

A hidroterapia consiste em técnicas baseadas na fisioterapia, mas em meio
aquático. As propriedades físicas da água, como a flutuabilidade e a pressão
hidrostática, permitem uma redução do peso do animal dentro de água o que promove um exercício ativo livre de dor, e ao mesmo tempo estimula a redução de edemas e a inflamação dos tecidos. Estes motivos tornam a terapia subaquática uma ferramenta importante na recuperação de mobilidade e bem-estar animal, sendo por isso uma abordagem de eleição para a maioria dos cães em reabilitação física.
A hidroterapia tem várias indicações terapêuticas, como na reabilitação
muscular, osteoartrite e patologia neurológica ou cardiorrespiratória, no entanto deverá sempre aconselhar-se com o seu Médico Veterinário.

Quem realiza as sessões de fisioterapia e hidroterapia?

As sessões devem ser realizadas por Médicos Veterinários ou profissionais
especializados em recuperação animal.

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de companhia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *