5 dicas para um passeio agradável com o seu cão

  • Escolha certa da coleira/peitoral 

Ambos têm vantagens e desvantagens e não existe uma fórmula certa para a sua escolha. Existem cães que toda a vida passearam com coleira e adoram, como outros passam os passeios a tentar tira-la, a “sufocar” e odeiam. O mesmo com o peitoral, apenas este possui uma vantagem para o dono por permitir um maior controlo num eventual puxão do seu cão.

  • Planei o passeio 

Os passeios não têm de, obrigatoriamente, ser todos iguais! Pode surpreender o seu cão a fazer caminhos diferentes, onde ele possa descobri novos cheiros e fazer novos amigos. Além dos caminhos que conhece, pode sempre usar ferramentas modernas, como o “google maps” para descobrir e planear melhor o seu passeio. Se tiver coragem pode conciliar o passeio com o exercício físico (corrida ou caminhada) tendo sempre motivação e companhia para o fazer.

  • A escolha da hora certa para o passeio 

O passeio pode ser usado como um calmante para o seu cão, é onde ele pode gastar as suas energias. Por isso, pode usa-lo para que fique mais calmo nas horas seguintes. Mas deve ter atenção a alguns detalhes como a temperatura exterior. Tanto o calor excessivo como o frio podem tornar o passeio desagradável para o seu cão, pois ao aquecer muito o chão este pode queimar/ferir as almofadinhas plantares (sendo esta uma lesão bastante dolorosa), o mesmo com o frio, o gelo queima e lesiona as patinhas dos cães como o calor.

  • Brincadeira durante o passeio 

Todos precisamos de momentos de liberdade e brincadeira pura, por isso é importante que consiga encontrar um espaço onde possa soltar o seu cão e que este tenha a liberdade e segurança de correr e brincar como quer e gosta. Por isso, não se esqueça de levar uma bola, disco ou outro brinquedo para a brincadeira ainda ser mais e melhor.

  • Não se esqueça dos biscoitos, água e estado de saúde 

Recompensar com biscoitos e festas os comportamentos certos do seu cão é fundamental, assim o seu cão consegue perceber e adquirir os comportamentos que deseja que ele tenha. Existem fases de vida do seu cão, principalmente quando é cachorro que os passeios devem ser evitados para que não fique doente, tal como, se o seu cão esta doente com uma doença contagiosa evite locais que tenham muitos cães para que não contagie os outros. Outra dica que lhe deixo é levar sempre sacos para apanhar o cocó, além de ser mais higiénico para todos, esta medida permite ainda o controlo de propagação de parasitas. Leve-lhe água, principalmente nos dias muito quentes, é essencial para que o seu cão se mantenha hidratado e tenha energia durante todo o passeio.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *