Devo deixar o meu cão dormir comigo na cama?

Com o seu olhar ternurento, os cães conseguem convencer-nos a ocupar todas as divisões da casa, desde a cozinha ao quarto. Ao longo do tempo, vão conseguindo aceder a territórios mais acolhedores como os sofás e até mesmo a nossa cama!

Será que devemos deixar os cães dormirem na cama com os tutores?

A resposta é não!

Um estudo realizado nos EUA quis avaliar se a presença dos cães no quarto dos tutores é prejudicial e as conclusões óbvias. O estudo provou que dormir com o cão na cama, prejudica o sono do tutor, contudo dormir com o cão no quarto mas fora da cama, pode ser benéfico pela sensação de segurança que oferece.  Os cães requerem muito espaço, mexem-se bastante e acabam por influenciar negativamente a noite de descanso do tutor.

Outro inconveniente para o tutor é a probabilidade de desenvolver alergias ou estar exposto parasitas (internos e externos). Certifique-se que o seu cão tem todos os cuidados de higiene e Médico-Veterinários em dia, de forma a prevenir situações indesejadas.

Outros pontos a salientar, prendem-se com o facto do tutor poder magoar o seu cão durante a noite ou vice-versa, e ainda de haver risco de abafamento de cães de pequeno porte no meio dos cobertores e lençóis.

Os patudos devem aprender, desde cedo, a respeitar a hierarquia e perceber que a cama dos tutores não faz parte do seu território!

Ana Matias

Médica Veterinária

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *