Como saber se o meu cão se sente sozinho?

Se o seu patudo passa muito tempo sozinho em casa e não tem nada com que se entreter, ou se há um novo bebé em casa que lhe rouba a atenção dos donos, ou ainda se não costuma conviver com outros animais, certamente que ele arranjará maneira de lhe mostrar isso. Existem inúmeros sinais que os nossos cães nos podem dar para nos mostrarem que se sentem sozinhos e que precisam de mais atenção. Eles são seres sociais que precisam de conviver com pessoas e com outros animais.

Sinais de solidão:

  • Comportamentos destrutivos: roer os móveis ou espalhar o lixo pela casa.
  • Barulho: ladrar constantemente durante o dia, quando não está ninguém em casa.
  • Eliminação inapropriada: urinar e defecar dentro de casa ou fora dos locais habituais.
  • Orelhas caídas e cauda baixa.
  • Diminuição do apetite e de energia: come menos e brinca menos, está mais apático.
  • Agressividade: começa a ter comportamentos agressivos para com as visitas, para com outros animais, ou mesmo para com os donos.
  • Perda de pelo: o aumento da queda do pelo generalizada pode ser um indicador de resposta a fatores de stress.
  • Comichão excessiva: pode coçar-se de forma exagerada, principalmente nos dedos, podendo mesmo conduzir ao aparecimento de zonas de alopécia (falta de pelo).
  • No caso de perda de um animal coabitante ou do seu dono, o cão poderá passar mais tempo nos lugares mais frequentados por eles.

É importante distinguir estes sinais clínicos de outros problemas médicos.

Seria importante, desde cedo, que o seu patudo se habituasse à sua ausência, para se sentir capaz de ser independente.

Se não consegue passar mais tempo em casa com o seu patudo, tente contornar a situação seguindo os nossos conselhos dados no artigo Conselhos para quem deixa o cão em casa.

Em algumas situações, pode ser necessário marcar uma consulta de comportamento no seu Médico Veterinário para que ele o possa ajudar a amenizar a situação. Por vezes, o enriquecimento ambiental pode ser suficiente. Mas, em alguns casos, pode ser mesmo necessária medicação para ajudar a acalmar o seu animal quando este se encontra sozinho.

 

Ana Alves

 Médica Veterinária

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *