Como diminuir a queda de pelo no meu cão?

Porque é que os cães perdem pelo?

A queda de pelo é mais intensa nas mudanças de estação: na primavera, a pelagem é substituída por um pelo mais fino, proporcionando uma temperatura corporal mais baixa, enquanto que no outono nascem pelos grossos e próximos entre si para manterem o cão quente no inverno.

Contudo, sabemos que os nossos patudos perdem algum pelo durante todo o ano e podemos ajudar a diminuir esta queda!

O que posso fazer para diminuir a queda de pelo?

    1. Proporcionar uma boa alimentação ao meu cão
      É essencial o seu cão comer uma ração de boa qualidade, rica em nutrientes (como a biotina, ómega 3 e ómega 6) que ajudem a uma boa manutenção do pelo e da pele. Uma ração de qualidade irá ajudar a manter um pelo saudável, forte e brilhante.
    1. Escovar diariamente
      Escovar o seu cão com uma escova apropriada ao tipo de pelo irá remover o pelo morto e, assim, diminuir a sua queda. 5 minutos por dia ajudará bastante a diminuir a queda!
    1. Dar banho
      Os banhos são bastante importantes, pois ajudam a remover o pelo morto e algumas poeiras que se tenham depositado no pelo. É essencial utilizar um champô apropriado para cão e adequado ao seu tipo de pele, uma vez que existem cães cuja pele é bastante sensível, sendo necessário o uso de champôs específicos.
      É recomendado fazer um banho de 3 em 3 semanas, no máximo, uma vez que uma frequência de banhos excessiva irá danificar as barreiras da pele e poderá ser prejudicial para a saúde da pele e do pelo do seu cão.
    1. Manter a desparasitação externa do meu cão atualizadaA presença de parasitas externos como pulgas e carraças no pelo do seu cão irá causar prurido (comichão) devido às picadas, o que levará a que o pelo fique danificado e acabe por cair em maior quantidade do que seria normal.
      Para além da queda de pelo, os parasitas externos causam desconforto e transmitem doenças ao seu patudo, pelo que é essencial preveni-los!
    1. Suplementos alimentaresExistem alguns suplementos alimentares ricos em ácidos gordos (como ómega 3 e ómega 6) que ajudam no bom funcionamento do pelo e da pele por reforçarem a barreira cutânea. Poderá adicionar à ração do seu cão óleo de salmão uma vez por dia, por exemplo (a quantidade dependerá do peso). Existem ainda umas cápsulas que contêm ácidos gordos essenciais à manutenção do pelo como Kimiderm ou Omniomega, entre outras.

Estes suplementos tornam o pelo mais forte e brilhante e poderão ser usados em períodos mais críticos de queda de pelo.

Conheça aqui quais as vantagens do óleo de salmão.

Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *