Cães de trabalho: 5 profissões realizadas por cães

Existem algumas profissões que são tão bem ou melhor exercidas pelos cães do que pelos humanos: algumas são até exclusivas deles. Fazendo uso das suas especiais características e recorrendo a treinos intensivos conseguimos ter os cães como companheiros de profissão muito valiosos. Aqui ficam alguns exemplos:

Cão polícia/militar

Estes são usados há muitos anos e é devido principalmente ao seu olfato apuradíssimo. Os cães polícias e militares são altamente treinados para o reconhecimento de sangue, tecidos mortos, deteção de explosivos, entre outros. Desde o Pastor Alemão ao Labrador, Pitbull, Rotweiller e Pastor Belga Malinois, algumas raças são especialmente escolhidas para esta profissão: são corajosos, silenciosos e extremamente obedientes.

Cão guia

Com um sentido de orientação acima do normal, os cães podem mesmo ser os olhos e a proteção das pessoas invisuais. Têm a tarefa de guiar a pessoa no seu dia-a-dia e são treinados durante meses para conhecer todos os trajetos a percorrer. Vestem uma capa muito especial nesta ajuda tão nobre que dão. Um principal exemplo de raça associada a esta profissão é o Labrador.

Cão pastor

E é aqui que se encaixam algumas raças originalmente portuguesas como o Rafeiro Alentejano, o Cão da Serra de Aires, o Cão de Castro Laboreiro, o Cão de Gado Transmontano, o Cão de Serra da Estrela, entre outros. Desempenham funções de guarda de rebanhos, guiando-os enquanto estão no pasto, proteger quando necessário e guiar de volta para casa. São respeitados por todo o grupo.

Cão bombeiro

São os também chamados cães de busca e salvamento. São usados nas corporações de bombeiros e também pela Proteção Civil para auxiliar em situações complicadas em que eles conseguem, usando o olfato e a sua agilidade detetar pessoas ou animais vivos soterrados ou até na água. Algumas das raças que mais desempenham estas funções são o Labrador e Golden Retriever.

Cão de guarda

Existem cães especialmente treinados para a função de guarda: podem trabalhar todo o dia ou irem só para o seu local de trabalho quando necessário, por exemplo à noite. Costumam trabalhar pelo menos dois animais no mesmo local fazendo assim também companhia nos turnos. É especialmente usado o Pastor Alemão.

Resta referir os tão importantes cães de assistência emocional que foram assunto no nosso blog nos últimos dias.

Estes são alguns exemplos de importantes profissões que os nossos cães podem exercer e que devem ser reconhecidas por todos nós. Resta desejar a estes nossos amigos um bom trabalho e, daqui a uns anos, uma boa reforma!

Joana Silva

Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *