5 Raças de Cães com origem na Ásia

Conheça 5 raças de cães originárias do continente Asiático:

 

  • Pug

Cão de porte pequeno conhecido pela sua cauda enrolada, focinho achatado e ar amistoso. Têm origem na China sendo que eram utilizados como animais de companhia pela nobreza e senhores da alta sociedade. São cães dóceis e tranquilos, perfeitamente adaptáveis a famílias com crianças! Podem ser um pouco teimosos, pelo que os limites também devem ser desde logo estabelecidos.

 

  • Cão de Crista Chinês

Estes meninos são vulgarmente conhecidos por “Cão careca” e é o famoso cão da Cruella de Vil! Tal como o próprio nome indica, esta raça tem origem na China, onde eram utilizados para a caça de pequenos predadores como os ratos. Eram também utilizados para aquecimento pois como não têm pelo, a sensação térmica é muito superior! Atualmente, são cães muito carismáticos e que adoram ser o centro das atenções; precisam de estimulação mental com treino e brincadeiras, mais ainda do que exercício físico.

 

  • Shih tzu

São uma das raças de porte pequeno mais populares no nosso país atualmente. Têm origem no Tibete, onde eram utilizados como cães de companhia e muito protegidos de outras raças e animais. Adaptam-se muito bem à vida em apartamento e são um excelente cão de companhia. A sua pelagem longa exige escovagens regulares e um cuidado acrescido!

 

  • Chow-chow

Raça com origem na China, com a particularidade de ter a língua azul e aspeto de peluche! Era utilizado como cão de luta e de guarda nos seus primórdios, o que explica em parte o seu temperamento. São cães de porte médio/grande com uma personalidade bastante forte, muito territoriais e protetores. Não são a melhor opção para tutores inexperientes ou com pouco tempo.

 

  • Akita inu

Cães de porte grande com origem nas zonas montanhosas do Japão. Na sua origem eram animais utilizados como animais de caça e de luta. São animais com uma personalidade forte e muito leais ao seu dono (tal como a história do Hachiko que celebrizou esta raça, assim o comprova). Possuem uma pelagem dupla o que os torna bastante resistentes ao frio, condição essencial na sua origem. Atualmente, é necessário ter alguma cautela pois não toleram muito bem climas muito quentes.

 

Estes são apenas alguns exemplos de raças com origem na Ásia. Se quiser saber mais, pode ficar a conhecer ainda o Sharpei, o Galgo afegão, o Pequinês, o Shiba inuo Samoiedo, entre outros!

 

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *