4 dicas para diminuir o pelo em casa

Infelizmente não há milagres para diminuir o pelo que aparece em todos os cantos da casa! Os cães largam pelo inevitavelmente, sendo que cães de pelo curto normalmente largam mais pelo que cães de pelo comprido!

Primeiro: Diminuir a queda do pelo do patudo

A chave está na diminuição da queda! Nem sempre é fácil fazer com que o patudo não largue muito pelo, contudo existem formas de tentar diminuir essa queda (uma boa alimentação, remoção do pelo morto, banhos regulares, suplementação da ração com óleo de salmãoconsulte aqui como diminuir a queda de pelo).

Segundo: Escovagem diária

A escovagem é essencial! Escove o patudo num local onde ele possa largar pelo à vontade – se tiver jardim, pátio ou varanda escove o patudo nesse local. Pode optar também por escovar o pelo fora de casa, antes e depois do passeio: assim não fica com restos de pelo em casa e o patudo pode sacudir-se à vontade após a escovagem.

Terceiro: Limpar o pelo em casa

A melhor forma de limpar o pelo em casa é com recurso ao aspirador. Deve aspirar muito bem os cantos da casa e trocar o saco do aspirador regularmente. Após aspirar a casa, confirme que não existem vestígios de pelo! Se existirem, passe um pano molhado pela zona.

Idealmente deve fazer primeiro a escovagem do pelo e aspirar posteriormente. Deve repetir esta limpeza sempre que necessário, sendo que a frequência vai depender do tipo de cão e do tipo de pelo.

Remover o pelo da roupa

Para além da limpeza da casa também é muito importante limpar o pelo da roupa e de superfícies como sofás, camas e zonas em que o patudo se deita. Se estas zonas não forem bem limpas, o pelo vai surgir novamente muito mais rapidamente. Para a roupa utilize rolos de limpeza próprios para remoção de pelo.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *