Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Tapetes absorventes – como treinar o meu cão a usá-los?

Os tapetes absorventes são a solução ideal para o seu cão fazer as suas necessidades enquanto não pode passear na rua. Saiba mais sobre eles aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que são os tapetes absorventes?

Conhecidos também como tapetes higiénicos, tratam-se de superfícies destinadas às necessidades fisiológicas do cão, tendo para isso propriedades de absorção dos resíduos e neutralização dos odores. Podem variar desde formas mais simples como resguardos até materiais mais resistentes que conferem um maior grau de higiene, limpeza e durabilidade.

Em que local devo colocar este tapete?

Deverá ser colocado num local da casa de fácil acesso ao cachorro, afastado das suas zonas de refeição e de descanso. Evitar colocar perto de portas ou divisões sujeitas a maior ruído, onde o cachorro se possa assustar e, no limite, associar a experiência negativa ao tapete, passando a evitá-lo.

Como posso treinar o meu cachorro a usá-lo?

Ensinar um cachorro a urinar e defecar num determinado local que o tutor defina para o efeito, pode ser bastante desafiante. O método mais eficaz é aquele que assenta na técnica do reforço positivo. Eis duas dicas principais de como o deve fazer:

  •  Sempre que o cachorro manifestar sinais de que irá fazer as suas necessidades (ex: andar em volta, farejar, ter acabado de acordar ou de comer, etc.), deve conduzi-lo de imediato para o tapete.
  • Quando ele urinar ou defecar no tapete, deverá ser recompensado com um biscoito, um elogio ou a oportunidade de brincar com um novo brinquedo.

E quando o meu cachorro puder vir à rua e for necessário “desaprender” este comportamento?

Quando o cachorro, depois de ter feito as vacinas iniciais, tiver autorização do Médico Veterinário para passear no exterior, onde é esperado que comece as fazer as necessidades, um novo processo de treino começa:

  • O tapete deverá ser retirado de casa, a zona onde ele se encontrava deve ser bem limpa para remoção de possíveis odores e devem ser promovidos mais passeios ao exterior (quando tinha o tapete fazia quanto lhe apetecia e agora tem que aprender a esperar pelo passeio).
  • Sempre que ele faça no exterior, deve ser de imediato premiado.
  • Nos casos mais difíceis, em que o cachorro está muito habituado ao tapete, este pode ser levado para a rua, sendo gradualmente retirado, de forma a ser premiado apenas quando urina fora deste.

O tapete absorvente também pode ser usado em cães adultos?

Sim, de facto existem cães que mantêm esta forma de higiene em idade adulta. A maioria são cães de tamanho pequeno e/ou que ficam muitas horas sem virem dar o seu passeio ao exterior. É, portanto, uma alternativa viável para animais cujos tutores não os consigam trazer com frequência à rua. Contudo, as idas regulares ao exterior continuam a ser importantes, não só pelas necessidades, mas para que o cão socialize com outros animais e pessoas e que contate com vários estímulos visuais e sonoros.

                                Tomás Magalhães      

Médico Veterinário

             

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta