Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogTreino

Porque é que o meu cão uiva?

O som que o cão faz quando uiva, tal como muitos outros sons emitidos pelo cão, é uma forma de comunicação sonora. Neste artigo vamos descrever algumas situações que podem levar o cão a uivar.

Inês Barros

Inês Barros

Veterinária
2 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

1 – Resposta a determinados sons

Um dos motivos que pode levar o cão a uivar é em resposta a determinadas frequências sonoras. É muito comum um cão uivar quando está a passar uma ambulância ou o carro dos bombeiros com a sirene ligada. No entanto, alguns cães podem também uivar ao ouvir alguns instrumentos musicais ou certas músicas. O cão também pode uivar quando ouve outros cães das redondezas a fazer o mesmo som. O uivo, nestes casos, geralmente desaparece quando o estímulo sonoro cessa.

2 – Causas médicas

Alguns cães podem uivar quando sentem dor ou algum tipo de desconforto. Um cão que nunca uivou e começa a fazê-lo repetidamente, em conjunto com outras alterações, tais como, estar mais parado, comer menos, etc, poderá indicar algum problema médico. Em cães seniores, que possam ter a Síndrome de Disfunção Cognitiva, além de várias alterações comportamentais e dos padrões de sono, podem também uivar sem razão aparente. Qualquer alteração de comportamento súbita, incluindo, começar a uivar, deverá ser um motivo para prestar mais atenção ao seu cão e, se necessário, procurar ajuda veterinária.

3- Devido a ansiedade de separação

Cães que sofrem com este tipo de ansiedade podem uivar na ausência dos donos, em conjunto com outros comportamentos: destruições várias na casa, ladrar excessivo, micções/defecações fora dos locais habituais, etc. Neste caso, habitualmente, os donos só percebem que o cão uiva na sua ausência porque é relatado por vizinhos. O aconselhado nestes casos será que recorra a uma consulta de comportamento para que exista uma avaliação detalhada da situação, assim como a utilização de snacks calmantes. Em casos mais severos, pode ser mesmo necessário a utilização de psicofármacos, em conjunto com um programa de modificação comportamental, para que se consiga resolver o problema.

4 – Para chamar a atenção

Alguns cães podem aprender que, se uivarem, tal como quando ladram ou fazem qualquer outro som, vão ter a atenção do dono. Assim sendo, podem usar este som para pedir aos donos comida, brinquedos ou simplesmente chamar a atenção para eles.

Qualquer raça de cão pode uivar?

Sim, qualquer raça pode fazê-lo. No entanto, existem algumas raças conhecidas por uivar com frequência, como o Husky Siberiano, Malamute do Alska e o Bloodhound.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja