Porque é que o meu cão come relva?

Treino

Pica é o termo técnico que se dá quando um animal come algo que não é considerado comida, como pedras, paus ou relva. Neste artigo vamos abordar alguns possíveis motivos que levam o seu cão a comer relva.

cão

O que leva o meu cão a comer relva?

Apesar de haver poucos estudos científicos neste campo e, por isso, poucas certezas dos motivos que levam o cão a ingerir relva, há várias teorias:

  • Cães que não têm uma dieta equilibrada e tentam, por isso, compensar a falta de fibra e de nutrientes com a ingestão de relva ou se a quantidade de alimento fornecida ao cão não é suficiente;
  • Por aborrecimento: cães que têm poucas distrações durante o dia e ficam muito tempo sozinhos e comem relva para se manterem mais entretidos.
  • Foram observados cães selvagens a ter o mesmo comportamento, por isso pode ser algo que o cão doméstico faz e que tem origem nos seus antepassados;
  • Para “induzir o vómito” quando não se sentem bem (esta teoria tem vindo a ser contrariada por alguns estudos que não o conseguiram demonstrar);
  • Apenas porque gostam do sabor e/ou da textura.

Comer relva pode ser perigoso para o meu cão?

Em princípio, se o cão comer pouca quantidade e não houver sinais de doença, não será motivo para preocupação. Deve sim consultar um médico veterinário se as quantidades ingeridas forem muito grandes, se houver vómitos muito frequentes a seguir à ingestão (ou qualquer outra alteração como diarreia, letargia, diminuição do apetite) ou se acha que a comida que está a dar ao seu cão poderá não ser a mais equilibrada.

Pode sim ser perigosa a ingestão de relva caso esta tenha sido tratada com herbicidas/pesticidas que são tóxicos. No caso de desconhecer se a relva foi ou não tratada recentemente, não deixe o seu cão comer essa relva. Caso haja ingestão acidental de relva tratada com substâncias sobre as quais não sabe o nível de toxicidade, é importante que procure rapidamente ajuda veterinária.

Alguns cães, além de relva, ingerem outras plantas e flores que podem ser tóxicas. Nesse caso convém sempre verificar que plantas tem no seu jardim para não correr riscos (aqui pode consultar uma lista com algumas plantas tóxicas).

Como posso impedir que o meu cão coma relva?

No caso de animais que comam comida caseira ou uma ração de uma gama mais baixa, pode ser importante começar a dar uma ração de melhor qualidade e equilibrada ou, no caso de querer dar comida cozinhada por si, consultar um veterinário especializado em nutrição que possa prescrever uma dieta equilibrada consoante as caraterísticas do cão. Se o cão fica muito tempo sozinho e sem fontes de entretenimento, deve deixá-lo com vários brinquedos (ir alternando os brinquedos que dá, para que o cão não se farte), dispensadores de comida e, sempre que possível, brinque, passeie e passe algum tempo diário com ele. Em alguns casos poderá ser difícil impedir este comportamento, principalmente se a ingestão for apenas porque o cão gosta do sabor da relva.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar