Quantas vezes por dia devo passear o meu cão?

Treino

Os cães devem ser passeados várias vezes por dia, principalmente aqueles que precisam de gastar muita energia ou que moram em apartamento. O número de passeios diários deve variar consoante o tipo de cão?

cão

Todos os cães gostam de passear?

A resposta é quase todos. Regra geral cães de porte médio/grande gostam mais dos passeios do que os cães de porte pequeno. Alguns cães de porte pequeno não gostam de sair de casa. Alguns cães de raças como o Chihuahua, Pinscher ou Yorkshire Terrier não gostam de muitos passeios… depende da personalidade de cada cão, da socialização e dos hábitos que foi criando durante o crescimento.

Porque é que o passeio é importante?

A maioria dos tutores vê os passeios como a “hora de fazer as necessidades”. Para além dos passeios servirem como tal, devem ser vistos como a “hora do exercício”, “a hora de convívio”, a “hora de explorar”, etc. O passeio ajuda na socialização e na criação de hábitos, para além de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar dos cães.

Os cachorros devem iniciar o regime de passeios após a primovacinação estar completa. Durante os primeiros meses de vida, e uma vez que não podem passear “à vontade”, os cachorros devem socializar com outras pessoas e cães (vacinados e saudáveis), e podem até vir à rua ao colo, por exemplo. É importante que estejam sujeitos a estímulos variados desde cedo.

Então quantas vezes devo passear o meu cão?

Depende. Cães grandes e/ou cães que moram em apartamento à partida devem passear mais vezes (ou durante mais tempo) comparativamente a cães pequenos e/ou cães que moram em casas com espaço exterior. Cães de raça grande normalmente têm uma necessidade de gastar energia maior.

Idealmente cães de raça grande devem passear cerca de duas a três vezes por dia, com passeios mais longos. Cães de raça pequena devem passear duas vezes por dia, caso não tenham local onde fazer as necessidades em casa.

Durante quanto tempo?

Varia de cão para cão e do número de vezes que vêm passear.

Cães adultos de porte pequeno: pelo menos 10/15 minutos, considerando pelo menos dois passeios diários.

Cães adultos de porte médio/grande: pelo menos 20/30 minutos, considerando pelo menos dois passeios diários.

E quanto a regras durante o passeio?

Idealmente os cães devem ser passeados do lado esquerdo, sempre ao lado do dono e nunca à frente. Contudo, o passeio deve ser um momento para o cão desfrutar. Como tal, é importante que o tutor:

  • Permita que o cão explore o que está à sua volta;
  • Interaja com outros cães e pessoas;
  • Fareje sempre que queira;
  • Tenha oportunidade de encontrar o melhor local para fazer as necessidades;
  • O tutor deve sempre remover as necessidades do cão.

E o que utilizar para passear? Trela, coleira ou peitoral?

Este é também um ponto importante no que toca aos passeios porque os cães são obrigados por lei a passear à trela, e existem várias opções. Para cães que puxam muito, o peitoral é o ideal. A trela extensível, por exemplo, está mais adequada para cães mais pequenos. Para além das funcionalidades, existem imensas opções de cores e formatos diferentes… para todos os gostos!

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar