Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Quantas vezes por dia devo passear o cão?

Com a ajuda da veterinária Daniela Leal entenda a frequência ideal de passeios para o seu cão, garantindo o seu bem-estar físico e mental.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Passear o cão pode tornar-se um momento prazeroso com vantagens não só no bem-estar, mas também para a saúde do seu patudo. 

Sabendo desta condição, poderá eventualmente estar a perguntar-se: quantas vezes por dia deve levar o cão à rua?

Se estivermos a falar de cães de porte grande e/ou cães que vivem em apartamentos, devem passear mais vezes (ou durante mais tempo pela necessidade de gastarem mais energia) comparativamente com os cães de raça pequena e/ou cães que moram em casas com espaços exteriores.

Idealmente,

  • cães de raça grande devem passear cerca de duas a três vezes por dia, com passeios mais longos 
  • cães de raça pequena devem passear duas vezes por dia, mesmo que tenham um sítio em casa onde possam fazer as necessidades.

Porque é tão importante passear o cão?

A maioria dos donos vê os passeios como a “hora de fazer as necessidades”. Para além dos passeios servirem como tal, estes devem ser vistos também como a “hora do exercício” (veja alguns exercícios que pode fazer com o seu cão), “a hora de convívio”, a “hora de explorar”, etc. 

Passear o cão ajuda na socialização e na criação de hábitos, para além de contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Os cachorros devem iniciar o regime de passeios após a primovacinação estar completa.

Durante os primeiros meses de vida, e uma vez que não podem passear “à vontade”, os cachorros devem socializar com outras pessoas e cães (vacinados e saudáveis), e podem até vir à rua ao colo, por exemplo. É importante que estejam sujeitos a estímulos variados desde cedo.

Quais as principais vantagens de passear cães?

Os principais benefícios em passear o seu animal de quatro patas, podem ser muitos, no entanto destacamos:

  • Maior interação entre cão e dono: o vínculo de afeto entre ambos torna-se mais forte nestes momentos. Além disso, o patudo aprende a respeitá-lo, tornando-se mais fácil seguir as suas instruções.
  • Estimulação física e psicológica para o cão: os passeios diários estimulam não só fisicamente, mas também mentalmente. Assim, reduz-se a tendência para comportamentos compulsivos e destrutivos que alguns animais manifestam por se sentirem entediados.
  • Desenvolvimento da disciplina: é sempre possível aproveitar alguns momentos de passeio para reforçar o treino, ensinando o seu cão a esperar, sentar e caminhar ao seu lado. Use os seus snacks favoritos!
  • Socialização com outros animais e pessoas: aproveite as caminhadas com o seu cão para lhe mostrar o Mundo. Sendo exposto a novos ambientes, pessoas e animais, desenvolverá a sua componente social.
  • Melhorar o sono: a energia gasta nos passeios e caminhadas faz com que os patudos durmam e descansem mais tempo.
  • Controlar o peso: os passeios são uma excelente forma de manter a condição corporal e o peso do seu melhor amigo de 4 patas! A obesidade canina ou excesso de peso do cão acarretam problemas de saúde, por isso é importante respeitar uma rotina de caminhadas regulares. Isto sempre aliado a uma alimentação saudável.

Todos os cães gostam de passear?

A resposta é: quase todos! Regra geral cães de porte médio/grande gostam mais dos passeios do que os cães de porte pequeno. 

Alguns cães de raças pequenas, como Chihuahua, Pinscher ou o Yorkshire Terrier, não gostam de sair de casa… mas tudo depende da personalidade de cada um, da sua socialização e dos hábitos criados durante o crescimento.

Qual deve ser a duração dos passeios?

Varia de cão para cão e do número de vezes que passeiam.

  • Cães adultos de porte pequeno: pelo menos 10/15 minutos, considerando pelo menos dois passeios diários.
  • Cães adultos de porte médio/grande: pelo menos 20/30 minutos, considerando pelo menos dois passeios diários.

Regras para passear o cão

Idealmente os cães devem ser passeados do lado esquerdo, sempre ao lado do dono e nunca à frente. Contudo, o passeio deve ser um momento para o cão desfrutar. Como tal, é importante que o dono:

  • Permita que o cão explore o que está à sua volta;
  • Interaja com outros cães e pessoas;
  • Fareje sempre que queira;
  • Tenha oportunidade de encontrar o melhor local para fazer as necessidades;
  • O dono deve sempre remover as necessidades do cão.

E o que utilizar para passear: Trela, coleira ou peitoral?

Este é também um ponto importante no que toca aos passeios, porque por lei os cães são obrigados a passear à trela.

Existem várias opções de coleiras, trelas e peitorais para cães

Para os patudos que puxam muito, a coleira pode provocar lesões, por isso, um peitoral de treino será o mais adequado. A trela extensível, por exemplo, está mais adaptada para cães de pequeno porte, mas é uma boa opção para cães maiores que não puxem muito, permitindo estarem mais “à vontade”. 

Para além das funcionalidades, existem imensas opções de cores e formatos diferentes… para todos os gostos!

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta