Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Novo cão em casa? 8 dicas para uma adaptação mais rápida.

Ter um novo cão em casa é das fases mais felizes e desafiantes da vida de um tutor, mas a adaptação nem sempre é fácil.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Está a pensar em ter um cão? Um novo cão em casa requer alguns cuidados e é natural que as preocupações surjam. Conheça algumas dicas para que a adaptação do seu novo melhor amigo corra da melhor maneira.

1.    Recolher o máximo de informações antes de o ir buscar

Antes de comprar ou adotar um novo cão, deve certificar-se que estudou bem a raça e o seu passado. Assim, irá perceber se é o cão mais adequado para si e para as condições que lhe pode oferecer. Depois de escolhido, deve informar-se acerca de:

  • Histórico de saúde: que doenças teve ou tem
  • Plano vacinal: que vacinas fez e quando precisa de repetir
  • Esquema de desparasitações: quando foram as últimas desparasitações interna e externa e quando voltar a repetir
  • Hábitos alimentares: saber qual a ração que está a fazer.

2.    Preparar a chegada do novo cão em casa

Antes do cão chegar, procure ter todas as condições de que ele precisa para os primeiros tempos. Prepare um local para ele dormir e uma zona separada para as refeições. Se for um cachorro, precisará também de uma zona onde ele possa fazer as necessidades até completar a primovacinação e poder vir à rua para as fazer.

Compre também alguns brinquedos, adaptados ao seu tamanho e idade, que irão promover interações positivas entre os dois e serão importantes no treino e maneio do seu comportamento.

3. Escolha da ração

Tenha uma ração de qualidade disponível para lhe dar. Se não for a mesma que ele fazia, não se esqueça de ter parte da anterior para misturar e fazer uma transição gradual. Veja aqui como saber se uma ração tem boa qualidade para o seu novo cão em casa.

4.     Marcar uma primeira consulta no Médico Veterinário

Esta primeira consulta será muito importante para que o seu novo cão seja avaliado e assim possa saber se está tudo bem com ele. É também a altura em que será delineado o seu plano profilático (vacinas e desparasitações) e onde poderá fazer questões acerca de saúde, comportamento e nutrição.

5.     Introduzir de forma gradual aos restantes “co-habitantes”

Nesta fase o cão além das mudanças de espaço e de rotinas, também terá que aprender a partilhar o espaço com outras pessoas e/ou animais. Evite forçar o primeiro contacto, promovendo um conhecimento mútuo natural para evitar conflitos. Veja algumas dicas para a introdução de um segundo cão.

E quando há crianças em casa? A apresentação deve ser natural e calma. Por vezes as crianças podem ser insistentes e não respeitar o espaço principalmente numa fase inicial e isso não é benéfico.

6.     Educar segundo o reforço positivo

É normal que o cão faça “asneiras” nos primeiros tempos em casa, seja cachorro ou não. A forma como lida com isso é que determinará o sucesso da sua educação. Atualmente sabe-se que a melhor forma de educar/ treinar um cão é através do reforço positivo.

7. Não repreender quando fizer asneiras

Não deverá recriminá-lo ou castigá-lo se ele fizer as necessidades fora do sítio. Isso só fará com que ele comece a fazer em sítios escondidos da casa ou mesmo que coma as próprias fezes. Deverá sim, premiá-lo com snacks e/ou miminhos!

8. Socialização do novo cão em casa

É um dos pontos bases da educação de um cão e deve começar desde o primeiro minuto: a importância da socialização é enorme. A socialização permitirá ao cão que se sinta confortável com várias pessoas, com outros animais, em ambientes desconhecidos, entre outros.

1º dia do novo cão em casa

No primeiro dia em casa:

  • Deixe que o seu cão conheça a casa e os espaços dele: onde vai dormir, onde come/bebe e onde deve fazer as necessidades se for o caso
  • Mostre alguns brinquedos que já tem para ele
  • Permita que conheça todas as pessoas da família
  • Se tiver mais cães deve apresentá-los antes fora de casa, num local como um parque ou jardim
  • Na hora da refeição comece a mostrar as rotinas comuns da casa e da família
  • Se o cão já vier à rua e o interesse for fazer as necessidades na rua, vá introduzindo os passeios nas alturas chave: depois de comer e depois de brincar.

Se está a ler este texto e tem um novo membro da família em casa, parabéns e boa sorte!

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta