Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como posso ensinar um cão a fazer as necessidades?

Se o seu cachorro faz as necessidades em casa e está a pensar como o ensinar a fazer na rua, este artigo é para si!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Este é um passo muito importante na aprendizagem de um cão. E, sem dúvida, um dos maiores desafios dos tutores. Fique a saber a melhor forma de ensinar um cão a fazer as necessidades na rua.

  • Perceber quando quer ir à rua

Ao ter uma previsão de quando o seu cão quer fazer as necessidades, facilita o processo de ensinamento. Ou seja, mais ou menos 30 minutos após a refeição é importante que o leve à rua pois muito provavelmente irá fazer as suas necessidades. O mesmo se aplica quando está a brincar e depois de acordar.

No entanto, se vir o seu companheiro a cheirar muito o chão e a andar às voltas, apresse-se a levá-lo à rua!

  • Estabelecer rotinas

Inicialmente terá que ir inúmeras vezes à rua de forma a que o seu cão comece a associar o exterior com a altura de fazer as necessidades. Com o tempo, poderá reduzir o número de saídas, de forma a levá-lo em alturas específicas do dia, para que seja previsível esse momento. Os cães são animais de hábitos! É muito importante respeitar isso para que o seu cão perceba mais facilmente o que se pretende 😊

  • Como lidar com os erros?

É normal que haja bastantes acidentes inicialmente. Ou seja, o seu cão vai fazer as necessidades em casa, mesmo depois de ter ido à rua (às vezes durante horas). Não desespere, nem desista! Não adianta ralhar pois só fará com que o seu patudo comece a ter medo de fazer as necessidades à sua frente. Com o tempo ele irá perceber!

Sempre que haja um “acidente”, ignore. Limpe sem que o patudo esteja presente para evitar associações negativas.

  • Consistência e Paciência

Com tempo, consistência e paciência todo este processo será mais fácil e rápido 😊 O reforço positivo é fundamental o tempo todo! Sempre que o seu companheiro faça o coco e o xixi na rua, dê-lhe biscoitos ou uns grãos da ração e mostre-lhe que ficou feliz!

 

Disfrute de todos os momentos com o seu cão! Ensiná-lo a fazer as necessidades na rua é mais um momento para criar uma boa ligação. Tudo serve para criar laços mais fortes 😊

 Joana Almeida

Médica Veterinária dedicada ao Comportamento Animal

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta