Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como educar um cachorro nos primeiros meses?

Educar um cachorro é fundamental para que, desde cedo, este compreenda que existem regras e limites. Descubra como começar aqui!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O cachorro começa a aprender assim que nasce! Com a mãe e irmãos vai desenvolver capacidades e a tornar-se mais curioso. Por isso, assim que o trouxer para sua casa, deve começar a educá-lo. Isto vai permitir-lhe aprender as novas regras e limites para que vivam todos em harmonia. Mas como começar a educar um cachorro? Siga estes passos:

1) Limitar o espaço

Deve definir as divisões, bem como os locais dentro das mesmas (ex: sofás, camas…), que são permitidas e proibidas ao cachorro. Por exemplo, se não quer que o cachorro tenha acesso ao seu quarto e à sua cama, deverá ensinar desde logo que não o pode estar lá. É um erro comum permitir que ele durma consigo nas primeiras noites e depois negar-lhe mais tarde esse “direito”, deixando-o “confuso”.

2) Treinar a fazer as necessidades no local correto

Esta aprendizagem deve ser promovida com auxílio do reforço positivo, ou seja, o cachorro deve ser premiado imediatamente após a execução do comportamento pretendido, de modo a estimular a sua repetição. Um erro comum é o tutor utilizar o reforço negativo (ex: castigar de forma verbal ou física), o que acaba, muitas vezes, por ter o efeito contrário. Por exemplo, se o cachorro urina fora do sítio, não deverá ser punido, sob o risco de gerar nele uma sensação de medo e ansiedade que o leve a começar a urinar em locais escondidos da casa. O que se deve fazer é ignorar sempre que haja “acidentes” e premiar assim que ele faça no local correto.

3) Promover a socialização

Este é um fator determinante para a construção do temperamento do cachorro. O período de socialização decorre, fundamentalmente, entre as 3 e as 12 semanas de idade, terminando, assim, ainda antes da última vacina do protocolo vacinal inicial. Recomenda-se que o cachorro contacte com animais vacinados em ambientes protegidos (ex: casa de amigos e familiares) ou que venha ao exterior ao colo do tutor para que comece a contactar com novos estímulos visuais e sonoros.

4) Ensinar os comandos básicos

Quanto mais cedo forem ensinados os comandos básicos (ex: sentar, deitar, esperar…), mais fácil é e maior sucesso terão. Estas sessões de treino deverão ser frequentes, mas curtas, porque é difícil manter a concentração dos cachorros durante vários minutos.

5) Criar rotinas de alimentação

Deverá criar hábitos e rotinas de alimentação ao seu cachorro desde cedo. Estabelecida a dose diária recomendada (que nos primeiros meses vai aumentando para acompanhar o crescimento), deverá dividir pelo número de refeições (geralmente 3 ou 4), dando a horas específicas do dia. O objetivo será disponibilizar a ração a essas horas durante um período de tempo limitado (10 a 15 minutos), sendo retirada posteriormente a ração e fornecida apenas na refeição seguinte. Desta forma, criará rotinas de alimentação benéficas não só para regularização da produção de fezes, mas também para não se criarem apetites “caprichosos” (como é o caso de cães que vão “petiscando” ao longo do dia).

Não se esqueça que a educar um cachorro irá influenciar o seu comportamento na vida adulta, pelo que este “investimento inicial” de tempo e atenção será determinante para o futuro.

                                                                                   Tomás Magalhães

Médico Veterinário

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta