Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogTreino

Como educar um cachorro nos primeiros meses?

A educação do cachorro deverá começar assim que ele entra em casa, para que desde cedo compreenda que existem regras e limites naquele novo espaço e que se terá de adaptar a viver com os seus novos tutores. Estes são os pontos-chave para uma boa educação.

Tomás Magalhães

Tomás Magalhães

Veterinário
3 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

1) Limitar o espaço

O tutor deverá definir as divisões, bem como os locais dentro das mesmas (ex: sofás, camas…), que são permitidas e proibidas. Por exemplo, se não quer que o cachorro tenha acesso ao seu quarto e à sua cama, deverá ensinar desde logo que não o pode fazer. É um erro comum permitir que ele durma consigo nas primeiras noites e depois negar-lhe mais tarde esse “direito”, deixando-o “confuso”.

 

2) Treinar a fazer as necessidades no local correto

Esta aprendizagem deve ser promovida com auxílio do reforço positivo, ou seja, o cachorro deverá ser premiado imediatamente após a execução do comportamento pretendido, de modo a estimular a sua repetição. Um erro comum é o tutor utilizar o reforço negativo (ex: castigar de forma verbal ou física), o que acaba, muitas vezes, por ter o efeito contrário. Por exemplo, se o cachorro urina fora do sítio, não deverá ser punido, sob o risco de gerar nele uma sensação de medo e ansiedade que o leve a começar a urinar em locais escondidos da casa. O que se deve fazer é premiar assim que ele faça no local correto.

 

3) Promover a socialização

Este é um fator determinante para a construção do temperamento do cachorro. O período de socialização decorre fundamentalmente entre as 3 e as 12 semanas de idade, terminando, assim, ainda antes da última vacina do protocolo vacinal inicial. Recomenda-se que o cachorro contacte com animais vacinados em ambientes protegidos (ex: casa de amigos e familiares) ou que venha ao exterior ao colo do tutor para que comece a contactar com novos estímulos visuais e sonoros.

 

4) Ensinar os comandos básicos

Quanto mais cedo forem ensinados os comandos básicos (ex: sentar, deitar, esperar…), mais fácil é e maior aproveitamento se poderá tirar dos mesmos. Estas sessões de treino deverão ser frequentes, mas curtas, porque é difícil manter a concentração dos cachorros durante vários minutos.

 

5) Criar rotinas de alimentação

Deverá criar hábitos e rotinas de alimentação ao seu cachorro desde cedo. Estabelecida a dose diária recomendada (que nos primeiros meses vai aumentando para acompanhar o crescimento), deverá dividir pelo número de refeições (geralmente 2), dando a horas específicas do dia. O objetivo será disponibilizar a ração a essas horas durante um período de tempo limitado (ex: 30 minutos), sendo retirada posteriormente a ração e fornecida apenas na refeição seguinte. Desta forma, criará rotinas de alimentação benéficas não só para regularização da produção de fezes, mas também para não se criarem apetites “caprichosos” (como é o caso de cães que vão “petiscando” ao longo do dia).

 

Não se esqueça que a educação do cachorro irá influenciar o seu comportamento na vida adulta, pelo que este “investimento inicial” de tempo e atenção será determinante para o futuro.

 

 

                                                                                   Tomás Magalhães

Médico Veterinário

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja