Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como evitar que o meu cão roa tudo?

Roer é um comportamento natural que eles precisam de fazer. No entanto, em excesso é um sinal de algo não está bem e devemos perceber o porquê e o que fazer.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Em primeiro lugar, não devemos repreender pois além de piorar a situação, o animal pode ficar com medo e/ou aprender que roendo o que não deve tem a sua atenção, mesmo que esta seja negativa.

Os principais motivos para roerem são:

  • Mudança de dentição em cachorros (para acalmar a inflamação e a dor das gengivas)
  • Aborrecimento/stress (animais com energia acumulada e falta de estímulos procuram o que fazer)
  • Aprendizagem
  • Ansiedade por separação

O que fazer para evitar:

Sendo um cachorro ou aborrecimento/stress deve cansar o seu animal tanto fisicamente, através de vários passeios (em diferentes sítios, de duração variada, com socialização com outros animais) como mentalmente, através de estimulação com jogos, brinquedos interativos, escondendo comida, com ossos de nylon, hastes de veado e/ou cornos de búfalo. Ou seja, algo que ele possa roer e estar entretido.

Havendo uma aprendizagem de que roendo determinado objeto tem a sua atenção porque o vai repreender ou andar atrás dele, ele irá fazer sempre isso.
Para eliminarmos este comportamento deve parar imediatamente a repreensão e andar atrás dele e consultar um treinador.

Caso o motivo seja ansiedade por separação deve consultar um veterinário especialista em comportamento e um treinador para trabalharem em conjunto, de forma a ajudar o seu animal.

Helena Alves

Treinadora Canina

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta