Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como ensinar o meu cão a andar sem trela na rua?

Andar na rua sem trela é muitas vezes o maior objetivo dos tutores. No entanto, ensinar a andar sem trela pode ser mais difícil do que parece! Caso queira ensinar o seu patudo a andar sem trela este artigo é para si.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Apesar de ser libertador termos um cão que pode andar sem trela porque não nos foge, é fundamental saber que não é permitido fazê-lo (artigo 7º do decreto-lei n. 314/2003). Caso haja algum tipo de acidente (atropelamento, mordida de outro cão, etc) a responsabilidade recai sobre o tutor do cão solto.

Durante o passeio o mais importante é disfrutarem do mesmo. Ou seja, não estarmos preocupados se o cão está á nossa frente, ao lado ou atrás, mas sim saber que está connosco e que vem quando chamamos por ele . O mesmo se aplica a cães que andam com trela!

É possível ensinar um cão a andar sem trela em qualquer idade. No entanto antes de passar logo para o passeio solto, é fundamental que responda a certos sinais,tais como: senta, fica e à chamada. Assim poderemos passear mais tranquilos sem o receio de que o nosso patudo não venha quando é chamado. Além disto, um cão muito habituado a todo o tipo de estímulos (pessoas, outros cães, carros, bicicletas, etc) será um cão muito mais relaxado durante o passeio e será menos provável que fuja ou que corra na sua direção, sem o nosso controlo.

  1. Comece por habituá-lo a andar com uma trela muito longa (5m ou mais)
  2. Quando estiver afastado, chame e se vier reforce (com biscoitos ou grãos da ração).
  3. Com a trela frouxa, mude várias vezes de direção de forma a que ele o siga. Se for preciso, ajude o seu patudo com pequenos barulhos para chamar a sua atenção ou chame-o. Se vier, reforce!
  4. Quando estiver bem apreendido, pode começar a soltá-lo em zonas vedadas de forma a que se habitue a andar solto mas a estar atento a si.
  5. Generalize! Comece a ir a sítios que possa correr e brincar livremente.
  6. Divirta-se!

Disfrute dos momentos com o seu patudo!

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta