Quais os primeiros comandos básicos que devem ser ensinados aos cachorros?

Treino

O ensino de alguns comandos básicos ao cachorro vai ser muito importante no estabelecimento de uma relação saudável entre o cachorro e todos os restantes membros da família.

cão

Quando começar?

O treino dos cachorros deve ser iniciado desde cedo (pode começar aos 2 meses), a partir do momento em que vai para casa do dono, tendo em conta que cachorros muito novos vão ter períodos de atenção reduzidos e isso deve ser tido em conta na duração dos momentos de treino (5-10 minutos).

Como motivar o cachorro nos momentos de treino?

Estes momentos devem ser encarados como uma brincadeira, tanto para o cachorro como para o dono. O treino deve ser sempre baseado em reforços positivos e deve encontrar algo que o cachorro considere valioso para oferecer no momento que faça o comportamento desejado (geralmente biscoitos, grãos de ração ou outros snacks que o cachorro gosta muito, funcionam bem). As punições, castigos, reforços negativos, etc, não são considerados atualmente métodos de treino adequados e saudáveis para o cachorro e não devem ser utilizados, uma vez que não trazem resultados benéficos a longo prazo.

Quais os comandos que devo ensinar primeiro?

  • Um dos primeiros comandos deverá ser o cachorro reconhecer o seu nome. Apesar de ser algo que, na maioria das vezes, acaba por acontecer de forma natural, é uma boa forma de começar a introduzir o contexto de treino e permite que o dono possa chamar a atenção do cachorro mais facilmente.
  • A seguir deve ser ensinado ao cachorro a responder à chamada do dono. Apesar de poder ser confundido com o anterior, deve ser ensinado de forma distinta e pode ser muito útil em situações inesperadas, como se o cachorro conseguir soltar-se da trela, por exemplo.
  • É também importante ensinar o cachorro a sentar-se, para que seja mais fácil manter o cachorro sossegado em algumas situações.
  • Quando já tiver passado o período de vacinações, é também importante ensinar o cachorro a andar à trela, para que os passeios decorram sem problemas.

Uma das chaves do treino é ser consistente, para que o cachorro perceba bem o que lhe está a ser pedido e qual é a resposta esperada. Também é muito importante que haja paciência e que o treino acabe sempre com um momento positivo. Por exemplo, mesmo que o que está a ensinar naquele dia não tenha ficado muito claro, deve pedir ao cachorro que faça algo que ele já tenha consolidado, para que acabe o treino com algo positivo, para que não se gerem frustrações no dono e no cachorro.

Devo recorrer a um treinador para me ajudar?

Apesar de poder iniciar estes momentos de treino em casa, é sempre importante a ajuda de um educador/treinador canino. As aulas para cachorros também poderão ser bastante importantes, ajudando no processo de socialização do cachorro com outros membros da mesma espécie, em ambiente controlado.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar